Qual será então a importância das mães?
Todos nós sabemos a resposta à pergunta. Mas é sempre difícil colocá-la em palavras. Todos nós sabemos que a figura maternal é necessária desde o nascimento até à idade adulta, pelos ensinamentos, pelos conselhos, pelos valores, pelo suporte crucial que dá ao seio familiar, pelo colo, pelas palavras e olhares carinhosos…
Também sabemos que a relação entre mãe e filho deve ser o mais íntima e contínua possível mas…
Nos dias que correm, as mulheres (mães) abdicam de tempo de qualidade com os seus filhos em prol de carreiras de sucesso e do seu desenvolvimento intelectual, em busca de um futuro melhor para os seus filhos.
Ser mãe é ser: mulher, esposa, trabalhadora, dona de casa.
Mas a mulher que é mãe também precisa de tempo para si, para se cuidar, para se distrair.
E todos nós sabemos que as mães abdicam desse tempo! E é por isso também que elas se tornam especiais para os filhos. Porque o seu tempo, o seu tempo valioso para uma ida ao cabeleireiro fica para depois, em troca de um sorriso, em troca de uma ida ao parque, em troca de uma ida a uma festa de aniversário, em troca de momentos com as suas crias.
A mãe tem um papel fundamental para o desenvolvimento da criança e formação do ser humano. A sua presença torna a criança mais segura durante a exploração do mundo, nos primeiros anos de vida. O desenvolvimento da inteligência à linguagem, da percepção de si, dos seus sentimentos, reações e capacidades são habilidades propiciadas pela interação afetiva entre mãe e filho.
A verdade e a realidade é que, “como Deus não podia estar em todo o lado ao mesmo tempo, criou as mães” (Eduardo Sá: 2017), esses “seres de uma espécie rara” que estão sempre presentes, à hora certa, no sítio certo.
As vidas dos filhos seriam muito mais preto e branco sem as mães!
Só o coração de uma mãe é capaz de amar um filho nos melhores e piores momentos com a mesma intensidade. Só o coração de mãe pode ser equiparado a uma jóia rara. Só uma mãe pode ser considerada o melhor presente das nossas vidas.
Então… Feliz dia das mães, Mãe!
Obrigada por estares sempre presente com O beijo, com O abraço, com O conselho, com O ombro, com O colo e com O apoio emocional consistente.
E para si, qual foi o momento mais marcante com a sua mãe?