5 Dicas Para Fazer Uma Pizza Caseira Saudável Ideal Para Crianças

   10 de julho, 2017

Saiba como transformar as suas pizzas em refeições mais saudáveis para uma dieta equilibrada e igualmente saborosa, ideal para crianças.

5 Dicas Para Fazer Uma Pizza Caseira Saudável Ideal Para Crianças
Alimentação saudável  

Por ser uma refeição tão apreciada pelos mais novos, dar-lhe-emos a conhecer algumas dicas que permitirão dizer mais vezes Sim! Aos seus filhos. Substituindo alguns ingredientes pode transformar esta refeição numa opção mais nutritiva.

1. Cuidado com as quantidades

Para manter uma pizza saborosa não precisa de exagerar nas quantidades dos alimentos escolhidos. Evite os alimentos mais pesados, como o queijo, que deve ser usado em pequenas quantidades ou em fatias finas.

2. Torre a massa antes de colocar os ingredientes

Esta sugestão garante que a sua massa irá aguentar melhor o peso dos ingredientes e que não fique mole no meio.

3. Cuidado com ingredientes que libertam água

Alimentos como tomate e queijo, por exemplo, podem libertar mais água ao serem assados, retirando assim textura crocante da massa. Por isso, se quiser incluir estes ingredientes, coloque apenas o mínimo necessário e escorra bem o tomate antes o de cozinhar.

4. Opte por uma massa integral, pão pita ou pão sírio

Use farinha de trigo 100% integral ou ainda com adição de grãos para criar uma massa de pizza mais saudável e nutritiva. Outra opção saudável é usar um pão de pita, também conhecido como pão sírio, para fazer uma mini pizza individual.

5. Molho de tomate

O molho tradicional de tomate é uma opção certa para a base da sua massa. Cozinhe os tomates e tempere a gosto. Evite os molhos preparados que têm ingredientes que não precisa para a sua pizza saudável.

 

Fique agora com duas sugestões para surpreender os seus filhos:

 

Pizza Margherita

Ingredientes:

- 60 gramas  quinoa (crua)

- 30 gramas de farinha de aveia

- 10 gramas de linhaça moída

- 1 ovo inteiro

- ½ colher de café de fermento

- Sal e pimenta

 

Preparação:

Coza a quinoa durante 12 a 15 minutos. Escorra o excesso de água da quinoa.

Misture bem a farinha de aveia, a linhaça e o fermento, e junte a quinoa cozida e escorrida. De seguida, junte o ovo e volte a envolver o preparado até obter uma mistura homogénea. Tempere a gosto!

Espalhe a massa numa forma com papel vegetal.

Leve ao forno pré-aquecido a 200.º durante cerca de 15 minutos.

Retire do forno coloque molho de tomate caseiro, queijo em fatias finas, tomates cherry cortados em quartos, folhas de rúcula e manjericão.

 

Pizza Vegan - Legumes irresistíveis

Ingredientes

Massa

- 180 gramas de farinha de espelta integral

- 1 colher de sobremesa de fermento seco biológico

- ½ copo de água

- 1 pitada sal marinho integral

- 2 colheres de sobremesa de tomilho seco (ou outra especiaria do seu agrado)

Molho de tomate

- Tomates maduros cortados em pedaços

- 1 cebola picada

- 2 dentes de alho picados

- 1 colher sobremesa óleo de coco

- Sal, pimenta e noz moscada

- Manjericão fresco

Recheio

- Cebola roxa

- Curgete

- Brócolos

- Cogumelos

- Ananás

- Pimentos

- Rúcula

 

Preparação

Para a massa, coloque a farinha, o fermento, o sal e o tomilho num recipiente de vidro e envolva tudo. Vá juntando água aos poucos e mexa (à medida que vai amassando verifique se precisa de mais farinha ou água). Faça uma bola e reserve.

Para o molho de tomate, coloque óleo de coco, a cebola picada e o alho, salteie e misture o tomate até ferver. Deixe cozinhar durante 10 minutos em lume brando. De seguida, adicione as especiarias e deixe cozer por mais 5 minutos. Retire do lume e adicione o manjericão. Triture com uma varinha mágica e reserve num recipiente à parte.

Coloque a massa em cima de uma folha de papel vegetal, junte um pouco de farinha de espelta e estenda-a. Coloque-a com o papel vegetal no tabuleiro de pizza e com a ajuda de um garfo faça pequenos buracos na massa. Leve ao forno durante 10 minutos ou até a massa alourar.

Por fim, retire a massa do forno e espalhe o molho de tomate por cima. Junte legumes coloridos para ser mais apelativo para as crianças (nos ingredientes deixamos algumas sugestões).

Leve ao forno durante mais dez minutos e sirva.

Quer partilhar connosco as suas receitas?

 

Ler Mais
Vânia Rodrigues