Descubra a Diferença Entre "Consumir de Preferência Até...” e “Consumir Até..."
Quantas vezes já se deparou com esta dúvida? Afinal, qual a diferença entre “Consumir de preferência até... “ e “Consumir até…”. No dia mundial da alimentação, a Escola Mágica apresenta-lhe um artigo que contribuirá para combater o desperdício alimentar dos nossos lares.
Sabia que em Portugal, todos os anos, são desperdiçadas centenas de alimentos em perfeitas condições de serem consumidos? Uma das razões para este desperdício é o desconhecimento do prazo de validade dos produtos alimentares. São poucas pessoas que entendem a diferença entre “Consumir de preferência até...” e “Consumir até...”, levando-as a acreditar que o prazo deve ser sempre cumprido à risca.
“Consumir até…”
Esta expressão significa que é um produto que se estraga rapidamente. O prazo de validade é um aviso ao consumidor, que indica que o produto alimentar já não estará no seu melhor estado quando passar a data, e que a partir daí consumir o produto já é arriscado.
Deve respeitar o prazo de validade indicado em produtos perecíveis, como carne, peixe, enchidos, ovos, leite do dia, queijo fresco ou iogurtes.
“Consumir de preferência até…”
Significa que o produto pode ser consumido findo o prazo, sem risco de intoxicação alimentar, ou seja, a data não está relacionada com a segurança alimentar. A expressão indica apenas a data até à qual as marcas asseguram a qualidade máxima do seu produto.
Aplica-se, normalmente, a produtos que podem ser armazenados por muito tempo, como conservas e especiarias.
O mais importante é respeitar as regras de conservação dos alimentos:
- guardar devidamente os alimentos frescos (como frutas e vegetais);
- manter os alimentos secos em locais secos e sem humidade;
- não expor produtos congelados a temperaturas elevadas durante muito tempo.