Estará a Escolher a Mochila Ideal Para o Seu Filho?
Com o regresso às aulas, começa a procura pelo material escolar. Como tal, este artigo visa informar e sensibilizar para a importância de uma escolha correta e adequada da mochila escolar. Conheça 5 dicas que o podem ajudar no momento de tomar uma decisão.
Cerca de 40% das crianças e jovens portugueses queixam-se de “dores nas costas”, problema diretamente relacionado com os hábitos de atividade física, más posturas e o transporte de mochilas com mais peso do que o ideal.
Com vista a minorar estes problemas músculo-esqueléticos, fique a conhecer, neste artigo, os aspetos que deve ter conta no momento da compra da mochila escolar do seu filho:
1. Tamanho
Deve ter em consideração que a mochila não pode ficar acima dos ombros, ou seja, deve ficar imediatamente abaixo do pescoço. Não pode ficar abaixo da cintura e nem deve ultrapassar a largura das costas.
2. Ter alças (de preferência em “s”)
A regra de ouro para prevenir as dores de costas é equilibrar a mochila nos dois ombros, fazendo o uso correto das alças da mesma. As alças deverão ter um mínimo de 4 cm, serem acolchoadas e devem ser ajustadas simetricamente de forma a que a mochila fique justa ao corpo do seu filho. Deverá ainda optar por uma mochila com uma tira na zona lombar. As alças em “s” previnem as dores no pescoço.
3. Peso
Nunca se esqueça que o peso da mochila não deve ultrapassar 10% do peso do seu filho. Prefira as mochilas com poucos compartimentos, assim o seu filho não levará excesso de material para a escola.
4. Arrumação do material escolar
Sabia que a arrumação do material escolar também importa? Quando escolher a mochila verifique se na parte de dentro existe uma fita que prenda o material escolar. O maior peso deve ficar junto ao corpo, ou seja, os materiais mais pesados (como os livros) devem ser arrumados na parte de trás da mochila e presos com uma fita para não andarem soltos.
5. Almofadada, junto às costas
Para um maior conforto, tendo em conta o ponto anterior, a mochila deverá idealmente ser almofadada junto às costas. Se o forro traseiro for acolchoado, previne igualmente que algum do material escolar possa furar o tecido e magoar as costas dos mais pequenos.
E não se esqueça: deve valorizar mais as características funcionais da mochila escolar do seu filho!
Já encontrou a mochila adequada?