Conheça 6 dos Castelos Mais Emblemáticos de Portugal
Aproveite a semana em que se comemora o Dia Nacional dos Castelos e visite alguns desses marcos históricos portugueses. A Escola Mágica dá-lhe algumas informações para ajudá-lo na escolha.
Norte
Castelo de Guimarães
O Castelo de Guimarães é um dos marcos históricos mais conhecidos de Portugal, muito pelo simbolismo que lhe foi atribuído de ser o berço da nacionalidade.
Foi mandado construir no século X, pela Condessa Mumadona, para defesa do, na altura recém-fundado mosteiro de Guimarães.
Castelo do Queijo
Localizada no final da Avenida da Boavista, cercada pelo mar, esta pequena fortaleza foi mandada construir no século XVII para defender a barra do Douro. Ficou também conhecida como Castelo do Queijo, devido à forma arredondada do penedo onde está situada. É parte integrante do museu com o armamento da Guerra do Ultramar.
Centro
Castelo e Muralha de Monsanto
O Castelo de Monsanto situa-se no cimo de um monte do qual se pode observar uma inigualável paisagem, que desde o Neolítico foi usada como castro.
Uma curiosidade acerca deste castelo é o facto de ter perdurado no tempo completamente intacto até ter sido atingido por uma trovoada, no século XIX, que fez explodir a maior parte do castelo.
Castelo da Lousã
Este monumento nacional, construído sobre um promontório rochoso no vale da ribeira de Arouce, está cercado por uma muralha irregular e no seu interior tem ainda uma torre de menagem do século XIV.
O castelo foi um ponto estratégico importante durante a reconquista do território nacional, travando as investidas mouras que vinham do vale do Zêzere.
Sul
Castelo de São Jorge
Após a conquista aos mouros (em 1147), da cidade de Lisboa, por D. Afonso Henriques, até ao início do século XVI, o Castelo de S. Jorge conheceu o seu período áureo enquanto espaço cortesão.
Durante o século XVI a corte é transferida para o Paço da Ribeira. Sofre danos gravíssimos com o terramoto e o seu aspecto atual é resultado das intervenções de restauro do Estado Novo, da década de 40.
Castelo de Beja
O Castelo de Beja, tal como o conhecemos hoje, resulta da reconstrução que D. Dinis mandou efetuar, no século XIV, de uma fortificação já ali existente.
De todo o conjunto destaca-se a sua torre com quase 40 metros de altura e a sua extraordinária escada gótica em caracol perfeito, com 183 degraus.