Conheça os 6 pilares educacionais de Montessori
Muito se tem falado em novas metodologias de ensino, em oposição ao sistema de ensino vigente no nosso país e, que respeitem os estágios de desenvolvimento da criança. Um desses métodos, que mais desperta a curiosidade entre pais e professores é o Método Montessori.
"O Universo é uma realidade imponente, e uma resposta a todas as perguntas. Vamos andar juntos no caminho da vida, porque todas as coisas são parte do Universo, e estão ligadas umas às outras formando uma unidade" (Montessori, M., 1948, p. 8).
Maria Montessori, uma das figuras incontornáveis da Educação Nova enquanto movimento internacional, foi a criadora deste método assente num conjunto de teorias, práticas e materiais didáticos que tem como objetivo principal desenvolver as capacidades das crianças de forma lúdico-pedagógica, libertando assim a verdadeira natureza/essência do indivíduo.
O conceito fundamental que sustenta este método é o de que as crianças precisam de um ambiente próprio onde possam viver e aprender de forma autónoma.
Conheça os 6 pilares educacionais de Montessori:
1. Autoeducação
Trata-se da ideia radical de que a criança é capaz de aprender sozinha. Atendendo ao facto de que as crianças têm uma tendência inata para aprender à medida que interagem com o ambiente que as rodeia, o método de Montessori procura aproveitar esse mecanismo para que a criança apreenda a matéria de forma autónoma.
2. Educação cósmica
“Cosmos” significa ordem.
Uma das mais belas formas de se despertar o interesse da criança pelo Mundo é levá-la a perceber que todas as coisas estão profundamente ligadas e que dependem umas das outras para existir. Só assim a criança compreenderá o mundo, a ordem e a relação entre as coisas.
3. Educação como ciência
A estrutura da educação mais comum nas sociedades atuais, deriva de uma organização da época da Revolução Industrial, baseada em hierarquias rígidas e relações de poder verticalizadas. Contudo, o que se espera no método Montessori é que o professor observe, analise hipóteses e as teorias que são mais eficazes ao seu trabalho, de acordo com os estágios de desenvolvimento de cada criança. Educação como ciência é a forma de compreender o processo de ensino-aprendizagem da criança, na busca constante da construção do equilíbrio interior e da felicidade da mesma.
4. Ambiente preparado
A evolução das sociedades é feita no sentido de retirar do alcance das crianças tudo o que é essencial à vida.
Posto isto, este método quer devolver à criança o que lhe pertence, recriando ambientes do seu quotidiano que lhes proporcionem liberdade e independência.
O ambiente preparado é o local onde a criança pode explorar, conhecer e desenvolver a sua autonomia. Corresponde a um espaço pensado e construído de acordo com as necessidades psicológicas e biológicas da criança. Normalmente, a mobília e os objetos/utensílios destes ambientes possui tamanhos e materiais adequados às crianças.
5. Adulto preparado
É o profissional que atua como facilitador do desenvolvimento pleno da criança, que tem conhecimento dos estágios de desenvolvimento infantil, que domina as técnicas e ferramentas de ensino e se orienta por este processo de ensino-aprendizagem.
6. Criança equilibrada
É a criança no seu processo de desenvolvimento natural que dispõe de ferramentas, do ambiente preparado e do adulto preparado, para alcançar o equilíbrio, concentração e tempo para ser feliz.
“Uma das provas da correção do processo educacional é a felicidade da criança” (Maria Montessori).
O método Montessori tem sido utilizado em muitas escolas portuguesas, em diversos níveis de ensino. Fique a conhecer alguns desses estabelecimentos escolares:
Colégio Eutythmia, Porto - consulte informação aqui
Escola da Ponte, Vila das Aves - consulte informação aqui
Escola Sementes de Liberdade, Esposende - consulte informação aqui
Colégio São José, Coimbra - consulte informação aqui
Projeto Farol, Torres Vedras - consulte informação aqui
Boa Ventura Montessori School, São Pedro do Sul - consulte informação aqui
Montessori Stay & Play dayCare, Cascais - consulte informação aqui
Escola do Malhão, Tavira - consulte informação aqui
Clube do Bide, Vilamoura - consulte informação aqui