Conheça os vencedores do Desafio Amealhar é Para Pequenos Artistas
A Escola Mágica pretende que pais, professores e filhos/alunos integrem o processo de ensino-aprendizagem de forma cada vez mais ativa. Ao longo do 1.º período escolar, ao desafiar pais, professores e alunos a participarem no Concurso do Saber, a Escola Mágica estreitou estas relações e contribuiu para o sucesso escolar das crianças envolvidas no projeto. Conheça aqui os projetos vencedores do Desafio “Amealhar é Para Pequenos Artistas”.
A Escola Mágica falou com cada um dos vencedores e ficou a conhecer as suas histórias e motivações para participarem nos desafios do Concurso do Saber.
No desafio “Amealhar é para pequenos artistas”, a Escola Mágica e os seus parceiros - Science4You e Cutxi Cutxi - premiaram as 3 participações mais “votadas”.
Este desafio tinha como objetivo trabalhar a educação financeira, consciencializando alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico sobre a importância do dinheiro e ajudando-os a adquirir competências que lhes permitam tomar decisões corretas, informadas e responsáveis num futuro próximo. Dos trabalhos apresentados foram eleitos vencedores aqueles cujas participações obtiveram mais “votos” (likes).
Conheça melhor os três premiados deste desafio:
1.º Lugar - Turma do 3.º ano, Professora Célia Moreira, Escola Vale do Côvo
Desde o início do ano letivo que a turma, de 24 alunos, está a desenvolver um projeto intitulado - “No poupar está o ganho” - com a Fundação Cupertino de Miranda e, no âmbito deste projeto, entenderam que fazia todo o sentido participar no desafio da Escola Mágica.
Para além disso, a turma está inserida numa eco-escola e os alunos estão muito habituados a participar em vários projetos desta natureza.
Estas iniciativas são sempre muito bem recebidas pelos alunos não só por verem o seu trabalho divulgado como também por poderem envolver os pais de forma mais ativa nas suas atividades.
2.º Lugar - Turma do 3.º ano, Professora Helena Pacheco, EB1/JI de Pedrouços
A professora teve conhecimento deste desafio através de uma mãe e, rapidamente conseguiu mobilizar e envolver os seus alunos neste desafio. Esta turma que tem 23 alunos, 3 dos quais com Necessidades Educativas Especiais, tem vontade e capacidade para integrar os conteúdos trabalhados ao longo do ano letivo nestas atividades extra-curriculares. São meninos e meninas que revelam muito interesse em reaproveitar materiais usados e dar-lhes “nova vida” e conseguem envolver os pais para que estes os ajudem.
Participação individual - Miguel, Mãe Dina Vaz, Escola de Sá
Participar neste desafio foi muito gratificante para a Mãe Dina e para o seu filho, uma vez que a criança ficou muito entusiasmada com o facto de poder ver o seu “esforço” reconhecido. O Miguel ficou maravilhado com a possibilidade de ser premiado com os kits educativos da Science4You e com um mealheiro da Cutxi Cutxi onde, diz ele, vai “guardar as moedas para viajar com os pais”. Foi muito fácil criar um mealheiro com uma garrafa e com o herói do Miguel - o Batman - e ainda mais divertido vê-lo tão entusiasmado com esta iniciativa.
A mãe decidiu participar com o filho porque, sob o seu ponto de vista, há falta de informação nas escolas relativamente a estas e outras iniciativas que possam envolver os pais e os professores nas aprendizagens dos filhos.
Parabéns a todos os vencedores!