Finalmente Foram Divulgados os Vencedores do Desafio Paisagens da Minha Terra. Conheça-os!
O Desafio “Paisagens da Minha Terra” foi o primeiro dos 30 desafios a ser lançado pela Escola Mágica. Era objetivo deste desafio dar a conhecer o que de melhor cada região tem. A Escola Mágica foi surpreendida com participações bem originais. Destacaram-se duas pela sua riqueza patrimonial, histórica e ambiental.
A Escola Mágica decidiu premiar não um, mas dois vencedores para este desafio. Falou com cada um dos vencedores e ficou a conhecer as suas histórias e motivações para participarem nos desafios do Concurso do Saber.
Neste desafio a Escola Mágica e o seu parceiro Rádio Miúdos decidiram premiar um vídeo sobre a história de Portugal e um vídeo que é um apelo para a preservação ambiental.
Conheça melhor os dois premiados deste desafio:
Professora Emília Lemos, turma do 4.º ano, EB Oliveira do Castelo
A turma envolvida neste projeto é uma turma empreendedora que já está acostumada a participar em diversas iniciativas e tem já obtido algumas recompensas do seu dinamismo. A Professora Emília tomou conhecimento deste projeto via e-mail e contacto telefónico e decidiu participar dias antes do primeiro prazo estipulado. Durante o fim de semana, contactou os Pais que foram ao Castelo de Guimarães com os filhos e enviaram diversas fotos. O aúdio foi realizado nas aulas de Português e Estudo do Meio, em contexto sala de aula.
No âmbito da disciplina de Estudo do Meio, este é um conteúdo programático que está a ser lecionado, por isso fez todo o sentido participar e envolver os pais na atividade.
Foi muito gratificante para esta professora e para estes alunos participarem no desafio “Paisagens da Minha Terra” e, pretendem participar em alguns dos próximos desafios que a Escola Mágica vai lançar.
Professora Sónia Pereira, turma do 1.º ano, EB1 do Brejo, Oliveira de Azeméis
Para a Professora Sónia, seguidora assidua da Escola Mágica, foi muito fácil envolver os seus alunos neste desafio. A Professora Sónia, que gosta sempre de contextualizar as temáticas a abordar e está a desenvolver um projeto educativo relacionado com os mares, daí a letra que identifica a sua turma ser o M de mar - “Há mar e mar, há ler e contar.”. Assim, foi fácil estabelecer a ligação entre o rio que desagua no mar e que também é património local. Esta professora e os seus alunos apresentaram um vídeo com imagens do Rio Negro que passa a poucos metros da escola e, uma música que sensibiliza para as consequências da poluição.
O intuito de premiar estas suas turmas é proporcionar-lhes, para além dos prémios já garantidos, um intercâmbio cultural, onde os alunos de Guimarães irão contar parte da história de Portugal aos alunos de Oliveira de Azeméis que, por sua vez irão dar uma aula sobre preservação ambiental.
A Escola Mágica está a multiplicar e difundir o saber local!
Relembre aqui todas as participações.