Já Conhece o Novo Perfil do Aluno e da Aluna?
Em Portugal, o perfil do aluno está completamente condicionado com o perfil da escola e do professor. É, por isso, urgente repensar no perfil do aluno e da aluna, como seres individuais e únicos. O que devem os alunos e as alunas saber/ser quando terminam o ensino obrigatório? Que competências devem ter? Qual o perfil dos alunos após 12 anos de ensino obrigatório? Leia o artigo da Escola Mágica e encontre as respostas que precisa.
O perfil do aluno ao longo do ensino é “uma matiz comum para todas as escolas”.
É realmente crucial refletir sobre a organização da escola, o desenvolvimento curricular e as metodologias de ensino, de maneira a que o perfil do aluno de base humanista se torne uma realidade. Desta forma, é fundamental que as escolas contribuam para o desenvolvimento de cidadãos autónomos, responsáveis e ativos, “deixando por terra” a ideia de que o ensino é uniforme e as turmas homogéneas.
É dever das escolas preparar as crianças para uma plena integração na sociedade, centrando o ensino nos saberes e competências dos alunos e das alunas.
Um ensino centrado no estudante, deve ir para além da matéria e utilizar a voz do aluno como um dos principais instrumentos de trabalho. É através da exposição das ideias dos alunos que as escolas conseguem acompanhar as suas reais necessidades e respeitar o ritmo de aprendizagem de cada um, como ser individual.
Não podemos falar de um ensino inclusivo quando a escola não conhece cada aluno e cada aluna e não potencializa as suas capacidades.
Os estabelecimentos de ensino não devem estabelecer laços apenas com o Ministério da Educação mas também com as FAMÍLIAS, COMUNIDADES EDUCATIVAS, MUNICÍPIOS e INSTITUIÇÕES.
As escolas devem ser empreendedoras e criar interação com as diversas instituições, de forma a que cada aluno e cada aluna consiga percecionar a realidade da sociedade e recorrer à escola como um verdadeiro instrumento de partilha e responsabilidade.
Um dos principais objetivos da ESCOLA MÁGICA foi debatido, neste encontro nacional de crianças, jovens, professores e adultos das mais variadas áreas - “As escolas devem interagir mais com as instituições” de maneira a que o SABER seja apetecível e que haja uma amplificação do lema: "UMA ESCOLA PARA TODOS".
Este foi o tema debatido no “Dia do Perfil do Aluno”, no dia 15 de janeiro, num debate organizado pelo Ministério de Educação em colaboração com a Federação Nacional de Associações de Estudantes dos Ensinos Básico e Secundário. Se está curioso para ver na íntegra este debate aceda aqui.
Utopia ou Realidade?
Como se motiva a comunidade escolar para aceitar este perfil?
Como deve a escola formar os jovens?