O Desafio “Horta Aromática” Teve 3 Vencedores. Conheça-os!

   18 de janeiro, 2018

No âmbito da sensibilização de crianças e adultos para a proteção, preservação do ambiente e sustentabilidade ambiental, a Escola Mágica lançou o desafio Horta Aromática que contou com a colaboração de dois parceiros sociais: a Fundação de Serralves e a SUMA. Contámos com dezenas de participações. Leia o artigo e fique a conhecer os vencedores e os prémios para os trabalhos mais “votados”.

O Desafio “Horta Aromática” Teve 3 Vencedores. Conheça-os!
Educação  

A Escola Mágica quer chegar cada vez mais perto dos pais, professores e alunos que participam nos seus desafios. Por isso, esteve à conversa com os pais e professores que venceram este desafio, com o objetivo de dar a conhecer as suas histórias e motivações para participarem nos desafios do Concurso do Saber.

Este desafio tinha como objetivo trabalhar a temática a sustentabilidade e a preservação ambiental, sensibilizando crianças e adultos para a importância de uma cidadania ativa e consciente dos seus atos. Dos trabalhos apresentados foram eleitos vencedores aqueles cujas participações obtiveram mais “votos” (likes).

Conheça melhor os três premiados deste desafio:

 

1.º Prémio Turma - Professora Rosa Roldão, CASCI IPSS de Ílhavo

Foto de Casci Ipss.

Para a Educadora Rosa Roldão, envolver as suas crianças neste desafio fazia todo o sentido, uma vez que a escola está inserida no projeto eco-escolas e o projeto educativo do CASCI tem que ver com a sustentabilidade ambiental.

Participaram 25 meninos no desafio que apresentaram em fotografias a sua horta e uma forma de guardar e conservar as ervas aromáticas em frascos muito bem identificados.

É objetivo desta instituição envolver as crianças e os pais em atividades que sensibilizem para a temática da preservação ambiental e de como pode a poluição ser prejudicial para todos.

A participação neste desafio foi assim entendida como uma continuidade das atividades que fazem parte do projeto educativo e que vão sendo aprimoradas de ano para ano com estratégias diferentes, sempre com o intuito de envolver as famílias.




2.º Prémio Turma - Mãe Margarida Ruivaco em representação do JI de Costas em Leiria

Em conversa com a Mãe Margarida Ruivaco, ficamos a saber que esta escola corre o risco de fechar já há alguns anos. Contudo, o envolvimento neste tipo de projetos tem conferido algum reconhecimento às suas crianças, aos pais, que são sempre muito atentos e ativos e à própria escola.

Esta mãe quis mostrar à Escola Mágica e à restante comunidade escolar, como se podem envolver os pais nestas iniciativas e, como podemos fazer hortas verticais até mesmo em nossa casa.

Os alunos deste Jardim de Infância adoram ver os seus trabalhos divulgados e já estão muito habituados a ganhar prémios por isso, envolvê-los em mais uma atividade de preservação ambiental foi muito gratificante.

 

 

Prémio individual - Mãe Dina Vaz, aluno Miguel, EB1 Sá em Arcozelo

Foto de Dina Vaz.

O Miguel ficou muito entusiasmado pelo facto de poder ver o seu trabalho reconhecido e vencer um Kit da SUMA e ficou ainda mais motivado por ter a oportunidade de presentear os seus colegas de turma, se fosse um dos vencedores.

Esta mãe acredita que não existem participações por parte da escola por haver falta de informação. Por isso, ao ver o seu filho com vontade de mostrar o canteiro que cuida durante o fim de semana, com a mãe, entendeu que seria uma mais valia falar com a professora para que toda a turma pudesse participar nos restantes desafios da Escola Mágica.



Consulte aqui as restantes participações.

Ler Mais
Vânia Rodrigues