Utilizar os telemóveis na sala de aula: sim ou não?

   7 de dezembro, 2017

Serão os telemóveis um instrumento poderosíssimo na educação ou um elemento desestabilizador no processo de aprendizagem?

Utilizar os telemóveis na sala de aula: sim ou não?
Educação  

Escola Mágica esteve atenta à Prova Oral com Fernando Alvim, onde o tema em debate foi a utilização dos telemóveis em sala de aula.

Aproveitamos para expor o testemunho do Prof. Luís Fernandes, Diretor de um Agrupamento de Escolas, onde a integração dos telemóveis é bem-vinda e aconselhada nas salas de aula, para fins lúdico-pedagógicos (minuto 22:30).

Fernando Alvim lançou a questão “Como é dar aulas nos dias de hoje e como é que se combate o défice de atenção, que sabemos, é elevado?” ao que Luís Fernandes respondeu:

“O telemóvel é umas das mais extraordinárias ferramentas que podem existir na sala de aula. Permite distribuir e dar acesso ao conhecimento de uma forma diferente. O grande problema de proibir ou não (o telemóvel) é se o professor não entender o potencial e não o conseguir integrar de forma pedagógica. (…) A questão é sabermos utilizar aquilo de forma inteligente.”

Veja o live stream da Prova Oral aqui.

 

Escola Mágica - telemóveis na sala de aula

 

 

A Escola Mágica apresenta algumas vantagens e desvantagens.

 

Vantagens:

1. Efeito motivador – as novas tecnologias despertam entusiasmo e vontade de aprender e querer saber mais. Os conteúdos em vídeo e os exercícios em formato de jogo dão mais vida à aula.

2. Instrumento de trabalho – o telemóvel deve passar de brinquedo a instrumento, podendo ser utilizado para investigar, consultar dicionários, comunicar e partilhar resultados atingidos. Os professores podem, por exemplo, lançar em tempo real questões com escolha múltipla e cada aluno responde no seu dispositivo.

3. Jogos didáticos – existem inúmeras aplicações móveis que entretém as crianças de forma divertida e lúdica: MineCraft: Education Edition (veja aqui), EcoMission game (veja aqui), Lego Education (veja aqui), Math4you da Science4You (veja aqui).

 

Math4You - Science4You

 

4. Menos infrações – ao terem acesso não restritivo mas moderado ao telemóvel, as crianças começam a ganhar noções de certo e errado e de que há um momento para tudo: para brincar e para aprender (de forma divertida).

5. Maior acompanhamento – existem inúmeras aplicações que permitem ao professor controlar e monitorizar o progresso de cada aluno individualmente. Por exemplo, na aplicação da Khan Academy, todas as respostas certas são incentivadas e reconhecidas e a criança recebe mensagens de apoio, acumula pontos de energia e medalhas – descarregue aqui a app.

 

Desvantagens:

1. Facilitismo – se tivermos tecnologia em demasia, os alunos cedem à preguiça e não sentem a necessidade de procurar uma solução criativa para determinado problema sem recorrerem ao Google.

2. Cyberbullying – o telemóvel é, algumas vezes, utilizado para humilhar os colegas, publicando imagens e vídeos embaraçosos nas redes sociais. Leia o artigo Sabe reconhecer se o seu filho foi ou é vítima de cyberbullying?

3. Distração – os alunos distraem-se com facilidade quando o seu telemóvel toca/vibra e o processo de aprendizagem pode ser quebrado quando começam a trocar mensagens ou a consultar as redes sociais.

4. Copianço – Os alunos podem trocar mensagens entre si com as repostas dos testes.

 

“O fruto proibido é o mais apetecido”

 

Na Escola Mágica, acreditamos que a proibição do uso do telemóvel na sala de aula pode criar distanciamento entre o aluno e o professor e fazer com que o primeiro encare a sala de aula e o “aprender” como algo sério e restritivo quando, na verdade, a educação pode e deve ser divertida, criativa e estimular o pensamento crítico e espírito de descoberta. A mudança de mentalidades passa por, desde cedo, ensinar as crianças a tirarem proveito das novas tecnologias e a encará-las como algo a que podem recorrer para complementarem os estudos e trabalhos.

Sejamos pragmáticos. Ao permitir a utilização de telemóveis em contexto de aula, será impossível impedir que alguns alunos acedam às redes sociais ou a apps para outros fins que não o pedagógico. Todavia, é possível contribuir para a diminuição deste facto, utilizando os conteúdos certos.

 

E o leitor da Escola Mágica concorda com a utilização de telemóveis na sala de aula ou não?

E, mais importante, já perguntou aos seus alunos ou filhos como eles preferem aprender?

 

Leia também: Quando devo dar o primeiro telemóvel ao meu filho?

 

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Mariana Castro