1 Sugestão Teatral e Mágica Para o Natal em Família

   7 de dezembro, 2017

Torne o Natal dos seus filhos ainda mais especial! Partilhe momentos de enriquecimento cultural e pessoal, aceite a sugestão da Escola Mágica e vá ao Teatro Politeama assistir ao Aladino - O Musical Genial de Filipe La Féria.

1 Sugestão Teatral e Mágica Para o Natal em Família
Família  

O Teatro Politeama nasceu em frente ao Coliseu dos Recreios pela paixão de Luís António Pereira que, sonhou dar a Lisboa uma nova sala, onde a música e o teatro pudessem servir o público e a cultura portuguesa.

Foi a 6 de dezembro de 1913 que Luís António Pereira inaugurou o "seu" Politeama, com a opereta "Valsa de Amor", com Cremilda de Oliveira e Sofia Santos nas principais figuras.

Muitas foram as Companhias de Teatro que representaram no Politeama: Ângela Pinto, Palmira Bastos, Alves da Cunha, Brunilde Júdice, Adelina Abranches - Aura Abranches, Lucinda Simões - Erico Braga, Maria Matos, Nascimento Fernandes, Luisa Satanela - Estevão Amarante. Foi neste Teatro que Amélia Rey Colaço, já em termos de Companhia Rey Colaço - Robles Monteiro representou "O Lodo" de Alfredo Cortez e "Salomé" de Oscar Wilde, duas peças polémicas na sua época, e após temporadas de grande sucesso artístico, a Companhia saiu do Politeama para tomar a concessão e a direção do Teatro Nacional D. Maria II. Aqui, neste palco, Palmira Bastos interpreta com grande êxito "A Dama das Camélias".

Durante anos o Politeama foi cinema estreando filmes históricos como "Casablanca" em plena Segunda Grande Guerra Mundial, o que provocou uma autêntica batalha campal entre os espetadores.

Muitas festas de homenagem a várias personalidades do espetáculo tiveram lugar neste teatro.

Foi em 1991 que Filipe La Féria, remodelou o Teatro Politeama, estreando em 1992 no seu palco o grande musical "Maldita Cocaína" de Filipe La Féria, a que se seguiram, entre outros, "Maria Callas" de Terrence McNally, "Rosa Tatuada" de Tennessee Williams e o grande sucesso que é "Amália".

Dada a história deste grande teatro e o peso que esta arte tem na educação, sugerimos que nestas férias de Natal faça as delícias dos mais novos e assista ao Aladino - O Musical Genial de Filipe La Féria, para toda a família. É uma adaptação do conto árabe “Mil e uma Noites” que é um dos mais famosos da célebre coletânea que faz parte do imaginário de várias gerações e que já deu origem a vários filmes e espetáculos.

Esta versão segue o texto original que preserva valores de liberdade, tolerância e solidariedade com o Outro, fazendo todo o sentido que reforce estes valores de cidadania com os mais novos, nesta época natalícia.

 

Além de ser um espetáculo deslumbrante, para toda a família pela sua magia e fantasia, é uma lição de humanidade para o público infanto-juvenil que através do texto, da música, dos bailados e da cenografia é transportado para o exotismo do Oriente através de uma história plena de sensibilidade e deslumbramento.

 

Aladino - O Musical Genial, como todos os espetáculos dedicados à infância e aos jovens a que Filipe La Féria tem habituado o seu público fiel às suas produções, fará o jovem espetador descobrir o Teatro como um prazer que ensina, diverte e encanta e que contribui decisivamente para a formação dos educandos.

 

No tapete mágico de Aladino jovens e adultos voarão para as estrelas do sonho, da inteligência e da compreensão do mundo e das possibilidades infinitas do ser humano.

 

No caso de não conseguir assistir a este espétaculo durante as férias de Natal, o Teatro Politeama é um dos parceiros do Concurso do Saber, lançado pela Escola Mágica, em dois desafios: “Canta-me uma Canção” e “Olh'á Notícia Fresquinha!” e vai oferecer para cada um dos desafios entradas para o musical. Participe com os seus filhos!

Ler Mais
Vânia Rodrigues