Quer saber o que faz o seu filho feliz? Então, este artigo é para si.
Preocupa-se com a felicidadee bem-estar dos seus filhos? Leia o artigo e fique a conhecer 5 segredos para a felicidade dos mais novos.
A felicidade durante a infância é um tema que merece a atenção de todos, principalmente dos pais e educadores/professores. Na sociedade atual, essa felicidade pode estar a ser posta em causa pela pressão que é imposta às crianças no que diz respeito ao desempenho escolar, à competição entre pares e à necessidade de alcançar a perfeição em todas as atividades realizadas.
Importa pois estarmos atentos às reais necessidades dos nossos filhos e, principalmente passar tempo de qualidade com eles, tempo que implica brincar muito e dar-lhes a atenção que desejam.
As crianças serão mais felizes se crescerem num ambiente escolar e familiar em que se sintam valorizadas, se passarem mais tempo em família e se puderem aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser enquanto exploram o que as rodeia, livremente.
É certo que, enquanto pais, as dúvidas que surgem diariamente põe em causa os nossos comportamentos e atitudes, fazemos o que entendemos que é o melhor para nós e para os nossos filhos. É com base no nosso percurso e tendo como exemplo as vivências com os nossos pais, que procuramos não repetir as atitudes e comportamentos que nos fizeram menos felizes.
A Escola Mágica quer contribuir para que o seu filho seja ainda mais feliz. Conheça 5 segredos para a felicidade dos mais novos:
1. Seja um exemplo a seguir
Pais felizes têm filhos felizes. A melhor maneira de fazer o seu filho feliz é mostrar-lhe que também o é. Não se esqueça que as crianças aprendem sobretudo por observação e imitação.
2. Dê tempo
A fórmula de somar horas ao dia é a que todos os pais, que querem fazer os seus filhos felizes, buscam incessantemente. Mas NÃO PRECISA DE PROCURAR FÓRMULAS! Se só tiver meia hora por dia com o seu filho, faça com que essa meia hora valha por um dia: oiça o que o seu filho tem para lhe dizer, faça parte das brincadeiras que ele propõe, deixe que seja ele a conduzir o seu tempo... Será a meia hora mais importante do dia e criará laços que se tornarão nas memórias mais ricas do seu filho, e também nas suas.
3. Diga “não”
Para o desenvolvimento pleno e feliz do seu filho é muito importante que ele se habitue a ouvir não. Durante todo o seu percurso de vida, quer escolar, quer profissional, quer social, o seu filho será confrontado com ideias contrárias, com respostas negativas e, será muito mais bem sucedido se conseguir lidar com as contrariedades da vida. Ao contrário, ficará frustrado por não saber/conseguir lidar com “um não”.
4. Deixe-o exprimir emoções
A infelicidade é também um fator de desenvolvimento, permita que o seu filho seja infeliz. Será a forma mais correta de fazê-lo entender que não há mal nenhum em estar triste de vez em quando. Ajude-o a entender e exteriorizar estes estados de emoção. Ele reconhecerá que o pode procurar também em alturas menos boas.
5. Ensine-o a ser/estar grato
Ser bem-educado e agradecer o que tem, são bases fundamentais para o seu filho ser feliz. Ensinar o seu filho a dizer obrigado e estar grato pelo que tem é ensiná-lo a ser feliz com o que a vida lhe proporciona.
Quais as regras que podemos acrescentar a este artigo? Diga-nos como faz o seu filho feliz!