"O Universo é uma realidade imponente, e uma resposta a todas as perguntas. Vamos andar juntos no caminho da vida, porque todas as coisas são parte do Universo, e estão ligadas umas às outras formando uma unidade" (Montessori, M., 1948, p. 8).
Maria Montessori, uma das figuras incontornáveis da Educação Nova enquanto movimento internacional, foi a criadora deste método assente num conjunto de teorias, práticas e materiais didáticos que tem como objetivo principal desenvolver as capacidades das crianças de forma lúdico-pedagógica, libertando assim a verdadeira natureza/essência do indivíduo.
O conceito fundamental que sustenta este método é o de que as crianças precisam de um ambiente próprio onde possam viver e aprender de forma autónoma.
Conheça os 6 pilares educacionais de Montessori:
1. Autoeducação
Trata-se da ideia radical de que a criança é capaz de aprender sozinha. Atendendo ao facto de que as crianças têm uma tendência inata para aprender à medida que interagem com o ambiente que as rodeia, o método de Montessori procura aproveitar esse mecanismo para que a criança apreenda a matéria de forma autónoma.
2. Educação cósmica
“Cosmos” significa ordem.
Uma das mais belas formas de se despertar o interesse da criança pelo Mundo é levá-la a perceber que todas as coisas estão profundamente ligadas e que dependem umas das outras para existir. Só assim a criança compreenderá o mundo, a ordem e a relação entre as coisas.
3. Educação como ciência
A estrutura da educação mais comum nas sociedades atuais, deriva de uma organização da época da Revolução Industrial, baseada em hierarquias rígidas e relações de poder verticalizadas. Contudo, o que se espera no método Montessori é que o professor observe, analise hipóteses e as teorias que são mais eficazes ao seu trabalho, de acordo com os estágios de desenvolvimento de cada criança. Educação como ciência é a forma de compreender o processo de ensino-aprendizagem da criança, na busca constante da construção do equilíbrio interior e da felicidade da mesma.
4. Ambiente preparado
A evolução das sociedades é feita no sentido de retirar do alcance das crianças tudo o que é essencial à vida.
Posto isto, este método quer devolver à criança o que lhe pertence, recriando ambientes do seu quotidiano que lhes proporcionem liberdade e independência.
O ambiente preparado é o local onde a criança pode explorar, conhecer e desenvolver a sua autonomia. Corresponde a um espaço pensado e construído de acordo com as necessidades psicológicas e biológicas da criança. Normalmente, a mobília e os objetos/utensílios destes ambientes possui tamanhos e materiais adequados às crianças.
5. Adulto preparado
É o profissional que atua como facilitador do desenvolvimento pleno da criança, que tem conhecimento dos estágios de desenvolvimento infantil, que domina as técnicas e ferramentas de ensino e se orienta por este processo de ensino-aprendizagem.
6. Criança equilibrada
É a criança no seu processo de desenvolvimento natural que dispõe de ferramentas, do ambiente preparado e do adulto preparado, para alcançar o equilíbrio, concentração e tempo para ser feliz.
“Uma das provas da correção do processo educacional é a felicidade da criança” (Maria Montessori).
O método Montessori tem sido utilizado em muitas escolas portuguesas, em diversos níveis de ensino. Fique a conhecer alguns desses estabelecimentos escolares:
Colégio Eutythmia, Porto - consulte informação aqui
Escola da Ponte, Vila das Aves - consulte informação aqui
Escola Sementes de Liberdade, Esposende - consulte informação aqui
Colégio São José, Coimbra - consulte informação aqui
Projeto Farol, Torres Vedras - consulte informação aqui
Boa Ventura Montessori School, São Pedro do Sul - consulte informação aqui
Montessori Stay & Play dayCare, Cascais - consulte informação aqui
Escola do Malhão, Tavira - consulte informação aqui
Clube do Bide, Vilamoura - consulte informação aqui