Escola Mágica | Blog

Professores Em Greve Por Falta de Seriedade Política

   16 de fevereiro, 2018

Mais uma vez a Escola Mágica está de mãos dadas nesta luta por uma das classes trabalhadoras mais importantes de um país: os professores. Leia o artigo e conheça as razões.

Professores Em Greve Por Falta de Seriedade Política
Educação  

Entre os dias 13 e 16 de março os profissionais de educação que são marcos importantes no crescimento e desenvolvimento pleno das nossas crianças e jovens vão estar em greve.

 

O protesto, convocado por 10 estruturas sindicais, decorrerá faseadamente por regiões.

 

Conheça as datas:

 

> terça-feira, dia 13, na Região Autónoma da Madeira e também nas escolas da região de Lisboa e Vale do Tejo;

 

> quarta-feira, dia 14, a paralisação ocorre nas escolas do ensino básico e secundário do Sul (Alentejo e Algarve);

 

> quinta-feira a greve será marcada na região Centro;

 

> sexta- feira a greve ocorre nas regiões Norte e Açores.

 

Saiba mais na notícia do Público:

https://www.publico.pt/2018/02/15/sociedade/noticia/professores-em-greve-entre-13-e-16-de-marco-1803274

 

Estarão os professores condenados a greves consecutivas para lutarem pelos seus direitos?

Ler Artigo Completo
Vânia Rodrigues

Ajude o Gil a Concretizar o Seu Sonho: Conhecer o Teatro Politeama

   6 de fevereiro, 2018

A magia da educação passa por envolvermos todos os seus players, toda a comunidade e todas as instituições para contribuirmos para a felicidade e para a o desenvolvimento pleno do EU de cada ser individual.

A Escola Mágica quer continuar a fazer crianças e jovens felizes! Depois de levar o Tiago, um menino com Sindrome de Down, ao Sea Life Porto, queremos concretizar o sonho do Gil. Veja como.

Ajude o Gil a Concretizar o Seu Sonho: Conhecer o Teatro Politeama
Educação  

O Gil é um utente da Associação de Paralisia Cerebral de Vila Real e tem o sonho de visitar o Teatro Politeama, em Lisboa.

A Escola Mágica, juntamente com o Teatro Politeama e com a CP – Comboios de Portugal, quer provar que todos nós podemos sonhar e que nada é impossível!

Se conseguirmos atingir 500 partilhas desta publicação, no dia 25 de fevereiro, o Gil concretiza o seu sonho!

Faça parte desta magia! Partilhe!

Ler Artigo Completo
Silvia Ferreira

Já Conhece o Novo Perfil do Aluno e da Aluna?

   2 de fevereiro, 2018

Em Portugal, o perfil do aluno está completamente condicionado com o perfil da escola e do professor. É, por isso, urgente repensar no perfil do aluno e da aluna, como seres individuais e únicos.  O que devem os alunos e as alunas saber/ser quando terminam o ensino obrigatório? Que competências devem ter?  Qual o perfil dos alunos após 12 anos de ensino obrigatório? Leia o artigo da Escola Mágica e encontre as respostas que precisa.

Já Conhece o Novo Perfil do Aluno e da Aluna?
Educação  

O perfil do aluno ao longo do ensino é “uma matiz comum para todas as escolas”.

É realmente crucial refletir sobre a organização da escola, o desenvolvimento curricular e as metodologias de ensino, de maneira a que o perfil do aluno de base humanista se torne uma realidade. Desta forma, é fundamental que as escolas contribuam para o desenvolvimento de cidadãos autónomos, responsáveis e ativos, “deixando por terra” a ideia de que o ensino é uniforme e as turmas homogéneas.

É dever das escolas preparar as crianças para uma plena integração na sociedade, centrando o ensino nos saberes e competências dos alunos e das alunas.

Um ensino centrado no estudante, deve ir para além da matéria e utilizar a voz do aluno como um dos principais instrumentos de trabalho. É através da exposição das ideias dos alunos que as escolas conseguem acompanhar as suas reais necessidades e respeitar o ritmo de aprendizagem de cada um, como ser individual.

Não podemos falar de um ensino inclusivo quando a escola não conhece cada aluno e cada aluna e não potencializa as suas capacidades.

Os estabelecimentos de ensino não devem estabelecer laços apenas com o Ministério da Educação mas também com as FAMÍLIAS, COMUNIDADES EDUCATIVAS, MUNICÍPIOS e INSTITUIÇÕES.

As escolas devem ser empreendedoras e criar interação com as diversas instituições, de forma a que cada aluno e cada aluna consiga percecionar a realidade da sociedade e recorrer à escola como um verdadeiro instrumento de partilha e responsabilidade.

Um dos principais objetivos da ESCOLA MÁGICA foi debatido, neste encontro nacional de crianças, jovens, professores e adultos das mais variadas áreas - “As escolas devem interagir mais com as instituições” de maneira a que o SABER seja apetecível e que haja uma amplificação do lema: "UMA ESCOLA PARA TODOS".

Este foi o tema debatido no “Dia do Perfil do Aluno”, no dia 15 de janeiro, num debate organizado pelo Ministério de Educação em colaboração com a Federação Nacional de Associações de Estudantes dos Ensinos Básico e Secundário. Se está curioso para ver na íntegra este debate aceda aqui.

 

Utopia ou Realidade?

Como se motiva a comunidade escolar para aceitar este perfil?

Como deve a escola formar os jovens?

Ler Artigo Completo
Silvia Ferreira

Uma Inspiração, Uma Criança: O Tiago

   30 de janeiro, 2018

Conheça o Tiago, uma criança com Síndrome de Down que nos despertou curiosidade desde o primeiro dia que a sua psicóloga Graça Ferreira, do Psicosorrir, falou com a equipa da Escola Mágica e nos mostrou o quadro com elementos do mar feito pelas mãos deste menino tão especial!

Uma Inspiração, Uma Criança: O Tiago
Educação  

O Tiago frequenta o Apoio Terapêutico no Psicosorrir, um Centro de Avaliação Médico-Psicológica, em Amarante desde os 3 anos de idade. É seguido por uma equipa de profissionais de diferentes áreas (psicóloga, terapeuta da fala, terapeuta ocupacional) que pretendem desenvolver as suas competências globais: sociais, comportamentais, multi-sensoriais, afetivas e emocionais. Considerando sempre que as competências afetivas e emocionais são, para além de outras, aquelas que o Tiago consegue desenvolver a curto prazo e, por isso, são as que mais precisam de ser trabalhadas.

 

Neste processo de desenvolvimento pleno do pequeno Tiago, a Escola é um elemento potencializador da integração desta criança na vida ativa, sendo que tanto o professor titular, como a professora de ensino especial desempenham um papel muito ativo na educação do menino. O Tiago está integrado numa turma do 2.º ano do ensino regular e, apesar de ter muitas dificuldades de linguagem e défice cognitivo, é uma criança muito curiosa e afetuosa com os seus pares.

 

No seu núcleo familiar, a mãe é uma alavanca muito importante e uma fonte inesgotável de força que sempre que vê o trabalho e esforço do seu filho reconhecidos transborda de alegria.

 

O Tiago tem um irmão, com 22 meses que, apesar da sua tenra idade já estimula o mais velho a expressar o seu carinho e sentido de proteção, à sua maneira. Durante estes 22 meses o Tiago teve de aprender a gerir a partilha da atenção com a restante família. A fase mais complicada, nos primeiros meses, em que o Tiago não falava do irmão, já foi ultrapassada, agora já vê e percebe o irmão como parte integrante da família.

 

O Tiago participou no desafio Brigada Barbatanas, no âmbito do Concurso do Saber, com um quadro que representa nada mais nada menos do que a sua visão da arte com elementos marinhos. Para a criação deste quadro, duas psicólogas do Psicosorrir, a professora de ensino especial e a mãe Cristina, leram para o Tiago, um livro alusivo à vida marinha e ilustrado com elementos que despertaram o sentido sensorial da criança. Ao compor o quadro com elementos semelhantes às ilustrações percebeu que as coisas podem deixar de ser imagens e ter diferentes dimensões, transformando-se em objetos palpáveis.

 

Para além disso, a sua mãe criou uma quadra que espelha o otimismo desta família e quis partilhar com o quadro do filho:

Vejo o oceano e imagino o mundo diferente, há tanta variedade de peixes no mar

como na terra de gente!

É nas águas do oceano que me perco quando me quero encontrar. 

Vejo a simplicidade da vida... nos peixes do mar!

 

O desafio destes pais é deixarem de viver sempre com uma angústia esgotante pois, ao criarem expectativas para o futuro do Tiago que depois não se concretizam, ficam desmotivados e perdem alguma da força que lhes dá sentido aos dias que passam a cuidar deste filho tão especial.

Queremos que o Tiago seja a nossa e a sua inspiração! 

 

A alegria, a curiosidade, a vontade com que participou neste desafio, fez com que a equipa da Escola Mágica entendesse os desafios, do Concurso do Saber, como um mote para que os professores/pais e alunos/filhos partilhassem com a restante comunidade escolar o que de melhor fazem, nas suas salas de aula ou em casa.

 

A Escola Mágica quer continuar a ajudar professores, pais e crianças a partilharem o saber que produzem todos os dias! Mostre-nos o que já foi feito por si e pelos seus alunos/filhos e prometemos fazer magia!

 

SEA LIFE Porto não ficou indiferente à participação do Tiago e quis dar-lhe um presente de Natal: uma visita ao Sea Life com todos os que fizeram parte deste projeto educativo.

Esteja atento à nossa página de Facebook durante o dia 31 de janeiro.

Ler Artigo Completo
Vânia Rodrigues
< Anterior    |    Seguinte >

Copyright © 2024 :: Escola Mágica | Criado por Cyber Digital Business e ENA