O Tiago frequenta o Apoio Terapêutico no Psicosorrir, um Centro de Avaliação Médico-Psicológica, em Amarante desde os 3 anos de idade. É seguido por uma equipa de profissionais de diferentes áreas (psicóloga, terapeuta da fala, terapeuta ocupacional) que pretendem desenvolver as suas competências globais: sociais, comportamentais, multi-sensoriais, afetivas e emocionais. Considerando sempre que as competências afetivas e emocionais são, para além de outras, aquelas que o Tiago consegue desenvolver a curto prazo e, por isso, são as que mais precisam de ser trabalhadas.
Neste processo de desenvolvimento pleno do pequeno Tiago, a Escola é um elemento potencializador da integração desta criança na vida ativa, sendo que tanto o professor titular, como a professora de ensino especial desempenham um papel muito ativo na educação do menino. O Tiago está integrado numa turma do 2.º ano do ensino regular e, apesar de ter muitas dificuldades de linguagem e défice cognitivo, é uma criança muito curiosa e afetuosa com os seus pares.
No seu núcleo familiar, a mãe é uma alavanca muito importante e uma fonte inesgotável de força que sempre que vê o trabalho e esforço do seu filho reconhecidos transborda de alegria.
O Tiago tem um irmão, com 22 meses que, apesar da sua tenra idade já estimula o mais velho a expressar o seu carinho e sentido de proteção, à sua maneira. Durante estes 22 meses o Tiago teve de aprender a gerir a partilha da atenção com a restante família. A fase mais complicada, nos primeiros meses, em que o Tiago não falava do irmão, já foi ultrapassada, agora já vê e percebe o irmão como parte integrante da família.
O Tiago participou no desafio Brigada Barbatanas, no âmbito do Concurso do Saber, com um quadro que representa nada mais nada menos do que a sua visão da arte com elementos marinhos. Para a criação deste quadro, duas psicólogas do Psicosorrir, a professora de ensino especial e a mãe Cristina, leram para o Tiago, um livro alusivo à vida marinha e ilustrado com elementos que despertaram o sentido sensorial da criança. Ao compor o quadro com elementos semelhantes às ilustrações percebeu que as coisas podem deixar de ser imagens e ter diferentes dimensões, transformando-se em objetos palpáveis.
Para além disso, a sua mãe criou uma quadra que espelha o otimismo desta família e quis partilhar com o quadro do filho:
Vejo o oceano e imagino o mundo diferente, há tanta variedade de peixes no mar
como na terra de gente!
É nas águas do oceano que me perco quando me quero encontrar.
Vejo a simplicidade da vida... nos peixes do mar!
O desafio destes pais é deixarem de viver sempre com uma angústia esgotante pois, ao criarem expectativas para o futuro do Tiago que depois não se concretizam, ficam desmotivados e perdem alguma da força que lhes dá sentido aos dias que passam a cuidar deste filho tão especial.
Queremos que o Tiago seja a nossa e a sua inspiração!
A alegria, a curiosidade, a vontade com que participou neste desafio, fez com que a equipa da Escola Mágica entendesse os desafios, do Concurso do Saber, como um mote para que os professores/pais e alunos/filhos partilhassem com a restante comunidade escolar o que de melhor fazem, nas suas salas de aula ou em casa.
A Escola Mágica quer continuar a ajudar professores, pais e crianças a partilharem o saber que produzem todos os dias! Mostre-nos o que já foi feito por si e pelos seus alunos/filhos e prometemos fazer magia!
O SEA LIFE Porto não ficou indiferente à participação do Tiago e quis dar-lhe um presente de Natal: uma visita ao Sea Life com todos os que fizeram parte deste projeto educativo.
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