O Contexto Social Tem Reflexo no Sucesso Escolar?
Parece [...] ser inegável que, em Portugal, o sistema educativo terá de continuar a trabalhar para que a escola pública cumpra o seu papel nivelador de oportunidades”, citamos o Jornal Público pois, para a Escola Mágica é mais do que evidente que o sistema de educação tem de se assumir inteira e verdadeiramente gratuito.
O papel, objetivo e responsabilidade social da Escola Mágica é combater o insucesso e abandono escolar respondendo às reais necessidades dos alunos. Perante os dados da notícia do Jornal Público que pode ler aqui, fica mais do que evidente que o insucesso e abandono escolar estão diretamente ligados com o contexto social das famílias dos alunos.
É facto mais do que comprovado que, as oportunidades educativas em Portugal, não são para todos! A premissa ‘educação gratuita’ não pode ser levada a sério quando, o país que investe milhões no equipamento de escolas, com salas de aula do futuro, que investe milhões na compra de manuais escolares, se esquece de investir tempo e dinheiro na preparação pedagógica e tecnológica dos que já gastaram milhões na sua formação académica.
Chega a ser até contraditório este investimento - manuais escolares e salas de aula do futuro. Afinal, qual a relação? E os professores? E as famílias carenciadas?
Há tanto para fazer pela educação em Portugal que não nos parece que o caminho esteja a ser feito pelos melhores trilhos. Por isso mesmo é que a Escola Mágica acredita que conseguirá “casar” pais, professores, alunos e instituições de forma harmoniosa no processo de ensino-aprendizagem. Até o atual Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa diz que, os pilares da educação devem contribuir todos para o desenvolvimento pleno das crianças.
Contudo, a visão da educação gratuita, em Portugal, não passa de uma utopia pois, a pirâmide das prioridades está invertida. A educação é realmente gratuita? Como? Onde? Quando? Os manuais escolares foram “oferecidos” e devem ser devolvidos no final do ano, em bom estado.
Um manual escolar é para ser folheado, lido vezes sem fim, sublinhado, riscado, marcado, ter o cheiro e a marca pessoais de cada aluno e dos seus pais e professores. Como pode um manual escolar chegar ao final do ano sem riscos e rabiscos?
Enquanto as famílias portuguesas forem obrigadas, pela escolaridade obrigatória e “gratuita” a investir milhões na educação dos seus filhos, algo está errado em Portugal e, os números do abandono e insucesso escolares continuarão a aumentar.
Também a Escola Mágica fez o trabalho de casa e apresenta um gráfico com dados sobre o salário médio anual de um casal e as despesas médias do agregado familiar. No final, é fácil fazer as contas e perceber que o esforço que os pais fazem é enorme para que os seus filhos frequentem, no mínimo, a escolaridade obrigatória.