Já Sabe Quem Venceu o Desafio Receitas da Minha Avó?
A Escola Mágica desafiou pais, professores, filhos e alunos para porem “as mãos na massa” e partilharem os segredos das suas receitas com toda a comunidade escolar. Com as “Receitas da Minha Avó” a Escola Mágica contribuiu para que alguns dos players da educação se envolvessem ativamente numa atividade educativa e enriquecedora. Leia o artigo e conheça aqui a receita vencedora deste desafio.
A Escola Mágica esteve à conversa com a Professora que venceu, juntamente com a sua turma, o desafio “Receitas da Minha Avó” e quis saber o que levou à participação neste desafio.
No desafio “Receitas da Minha Avó”, a Escola Mágica e os seus parceiros - Portugal Didáctico (LEGO) e Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro - premiaram a participação mais “votada”.
Este desafio tinha como objetivo a partilha de saber local e cultural, levando a que as crianças do pré-escolar ao 1.º ciclo recriassem receitas típicas da sua região ou dos seus familiares.
Conheça melhor a turma vencedora:
Turma com os 4 anos de escolaridade, Professora Deolinda Porto Sousa
A Professora Deolinda, em conversa com a Equipa da Escola Mágica confessou não ter conhecimento do Concurso do Saber. Contudo, no âmbito do projeto educativo da turma sobre o poder das bolotas, enquanto fazia as suas pesquisas para novas receitas, o desafio “Receitas da Minha Avó” surgiu no seu mural do Facebook e, a Professora decidiu “juntar o útil ao agradável” e participar mostrando o que já tinha feito com os seus alunos - processo de confeção de farinha e pão de bolota.
Nesta turma estão inseridos 16 alunos dos 4 anos de escolaridade do 1.º CEB, numa escola que corre o risco de ser encerrada por estar num meio rural pequeno e por isso também ter poucos alunos.
Em virtude deste possível encerramento da escola, a professora pretende participar em iniciativas como esta do Concurso do Saber, para mostrar que apesar das dificuldades aparentes de ter 4 anos na mesma sala de aula, é possível mobilizar e motivar os alunos para desenvolverem projetos ricos em novas aprendizagens e em saber local. Para além desta vontade da professora e dos seus alunos, há também um grande esforço por parte dos pais em serem parte ativa e integrante do processo de ensino-aprendizagem dos seus filhos conferindo ainda mais qualidade e riqueza à educação dos mesmos.
Consulte aqui as restantes participações.
Estamos certos que este prémio fará a diferença para a localidade onde se insere a escola, dando-lhe mais visibilidade e promoverá os conteúdos produzidos pelos alunos difundindo o que de melhor fazem na sua sala de aula e na sua escola. Estas crianças empreendedoras ficaram ainda mais motivadas pelo facto de poderem divulgar o seu trabalho e ensinarem outras crianças, jovens e adultos a utilizarem este recurso natural - a bolota.
A Escola Mágica tem a certeza que assim está a contribuir para a mudança da escola e da educação, em Portugal.