Escola Mágica | Blog

Já Sabe Quem Venceu o Desafio Receitas da Minha Avó?

   18 de janeiro, 2018

A Escola Mágica desafiou pais, professores, filhos e alunos para porem “as mãos na massa” e partilharem os segredos das suas receitas com toda a comunidade escolar. Com as “Receitas da Minha Avó” a Escola Mágica contribuiu para que alguns dos players da educação se envolvessem ativamente numa atividade educativa e enriquecedora. Leia o artigo e conheça aqui a receita vencedora deste desafio.

Já Sabe Quem Venceu o Desafio Receitas da Minha Avó?
Educação  

A Escola Mágica esteve à conversa com a Professora que venceu, juntamente com a sua turma, o desafio “Receitas da Minha Avó” e quis saber o que levou à participação neste desafio.

No desafio “Receitas da Minha Avó”, a Escola Mágica e os seus parceiros - Portugal Didáctico (LEGO) e Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro - premiaram a participação mais “votada”.

Este desafio tinha como objetivo a partilha de saber local e cultural, levando a que as crianças do pré-escolar ao 1.º ciclo recriassem receitas típicas da sua região ou dos seus familiares.

 

Conheça melhor a turma vencedora:

 

Turma com os 4 anos de escolaridade, Professora Deolinda Porto Sousa

Foto de Maria Moita.Foto de Maria Moita.

A Professora Deolinda, em conversa com a Equipa da Escola Mágica confessou não ter conhecimento do Concurso do Saber. Contudo, no âmbito do projeto educativo da turma sobre o poder das bolotas, enquanto fazia as suas pesquisas para novas receitas, o desafio “Receitas da Minha Avó” surgiu no seu mural do Facebook e, a Professora decidiu “juntar o útil ao agradável” e participar mostrando o que já tinha feito com os seus alunos - processo de confeção de farinha e pão de bolota.

Nesta turma estão inseridos 16 alunos dos 4 anos de escolaridade do 1.º CEB, numa escola que corre o risco de ser encerrada por estar num meio rural pequeno e por isso também ter poucos alunos.

Em virtude deste possível encerramento da escola, a professora pretende participar em iniciativas como esta do Concurso do Saber, para mostrar que apesar das dificuldades aparentes de ter 4 anos na mesma sala de aula, é possível mobilizar e motivar os alunos para desenvolverem projetos ricos em novas aprendizagens e em saber local. Para além desta vontade da professora e dos seus alunos, há também um grande esforço por parte dos pais em serem parte ativa e integrante do processo de ensino-aprendizagem dos seus filhos conferindo ainda mais qualidade e riqueza à educação dos mesmos.

 

Consulte aqui as restantes participações.

 

Estamos certos que este prémio fará a diferença para a localidade onde se insere a escola, dando-lhe mais visibilidade e promoverá os conteúdos produzidos pelos alunos difundindo o que de melhor fazem na sua sala de aula e na sua escola. Estas crianças empreendedoras ficaram ainda mais motivadas pelo facto de poderem divulgar o seu trabalho e ensinarem outras crianças, jovens e adultos a utilizarem este recurso natural - a bolota.

 

A Escola Mágica tem a certeza que assim está a contribuir para a mudança da escola e da educação, em Portugal.

Ler Artigo Completo
Vânia Rodrigues

Quer conhecer melhor o vencedor do desafio Brigada Barbatanas?

   15 de janeiro, 2018

A Escola Mágica está sempre atenta a todas as participações que os pais e professores vão partilhando e, para os próximos desafios continuarem a ser um sucesso, falamos com cada um dos vencedores dos primeiros 9 desafios. Fique agora a conhecer a turma vencedora do desafio Brigada Barbatanas.

Quer conhecer melhor o vencedor do desafio Brigada Barbatanas?
Educação  

Vencedores: Alunos da turma do 1.º ano, Professora Carina Neves, Centro Escolar Santa Maria Manuela

Foto de Carina Neves.

A Professora Carina Neves, a estagiar no Centro Escolar Santa Maria Manuela, na turma do 1.º ano, com 26 alunos, participou no desafio “Brigada Barbatanas” por entender que era uma ótima oportunidade de integrar esta atividade no âmbito do projeto relacionado com a preservação dos oceanos que estão a realizar.

Todas as quartas-feiras, a Professora trabalha com os seus alunos este tema, sensibilizando-os para questões relacionadas com sustentabilização e cuidados com o meio ambiente.

Os alunos adoraram participar no desafio e esperavam, todas as semanas, ansiosamente que chegasse a quarta-feira seguinte para que pudessem trabalhar no projeto e aprimorá-lo.

Os alunos viram assim o seu esforço reconhecido com uma visita ao Sea Life Porto, um dos parceiros sociais da Escola Mágica no Comcurso do Saber.

A Escola Mágica continua com a certeza de que os seus desafios promovem atitudes de cidadania, respeito pelo ambiente e acima de tudo, estimulam o espírito empreendedor quer dos professores, quer dos alunos.

 

Veja aqui as restantes participações.

Ler Artigo Completo
Vânia Rodrigues

Conheça os vencedores do Desafio Amealhar é Para Pequenos Artistas

   10 de janeiro, 2018

A Escola Mágica pretende que pais, professores e filhos/alunos integrem o processo de ensino-aprendizagem de forma cada vez mais ativa. Ao longo do 1.º período escolar, ao desafiar pais, professores e alunos a participarem no Concurso do Saber, a Escola Mágica estreitou estas relações e contribuiu para o sucesso escolar das crianças envolvidas no projeto. Conheça aqui os projetos vencedores do Desafio “Amealhar é Para Pequenos Artistas”.

Conheça os vencedores do Desafio Amealhar é Para Pequenos Artistas
Educação  

A Escola Mágica falou com cada um dos vencedores e ficou a conhecer as suas histórias e motivações para participarem nos desafios do Concurso do Saber.

No desafio “Amealhar é para pequenos artistas”, a Escola Mágica e os seus parceiros - Science4You e Cutxi Cutxi - premiaram as 3 participações mais “votadas”.

Este desafio tinha como objetivo trabalhar a educação financeira, consciencializando alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico sobre a importância do dinheiro e ajudando-os a adquirir competências que lhes permitam tomar decisões corretas, informadas e responsáveis num futuro próximo. Dos trabalhos apresentados foram eleitos vencedores aqueles cujas participações obtiveram mais “votos” (likes).

Conheça melhor os três premiados deste desafio:

 

1.º Lugar - Turma do 3.º ano, Professora Célia Moreira, Escola Vale do Côvo

Foto de Célia Moreira.

Desde o início do ano letivo que a turma, de 24 alunos, está a desenvolver um projeto intitulado - “No poupar está o ganho” - com a Fundação Cupertino de Miranda e, no âmbito deste projeto, entenderam que fazia todo o sentido participar no desafio da Escola Mágica.

Para além disso, a turma está inserida numa eco-escola e os alunos estão muito habituados a participar em vários projetos desta natureza.  

Estas iniciativas são sempre muito bem recebidas pelos alunos não só por verem o seu trabalho divulgado como também por poderem envolver os pais de forma mais ativa nas suas atividades.

 

2.º Lugar - Turma do 3.º ano, Professora Helena Pacheco, EB1/JI de Pedrouços

Foto de Helena Pacheco.

A professora teve conhecimento deste desafio através de uma mãe e, rapidamente conseguiu mobilizar e envolver os seus alunos neste desafio. Esta turma que tem 23 alunos, 3 dos quais com Necessidades Educativas Especiais, tem vontade e capacidade para integrar os conteúdos trabalhados ao longo do ano letivo nestas atividades extra-curriculares.  São meninos e meninas que revelam muito interesse em reaproveitar materiais usados e dar-lhes “nova vida” e conseguem envolver os pais para que estes os ajudem.




Participação individual - Miguel, Mãe Dina Vaz, Escola de Sá

Foto de Dina Vaz.

Participar neste desafio foi muito gratificante para a Mãe Dina e para o seu filho, uma vez que a criança ficou muito entusiasmada com o facto de poder ver o seu “esforço” reconhecido. O Miguel ficou maravilhado com a possibilidade de ser premiado com os kits educativos da  Science4You e com um mealheiro da Cutxi Cutxi onde, diz ele, vai “guardar as moedas para viajar com os pais”. Foi muito fácil criar um mealheiro com uma garrafa e com o herói do Miguel - o Batman - e ainda mais divertido vê-lo tão entusiasmado com esta iniciativa.

A mãe decidiu participar com o filho porque, sob o seu ponto de vista, há falta de informação nas escolas relativamente a estas e outras iniciativas que possam envolver os pais e os professores nas aprendizagens dos filhos.

 

Parabéns a todos os vencedores!

Ler Artigo Completo
Vânia Rodrigues

Descubra os Vencedores dos Desafios do Concurso do Saber

   4 de janeiro, 2018

Conheça os projetos dos vencedores dos desafios lançados pela Escola Mágica durante o 1.º Período Escolar.

Descubra os Vencedores dos Desafios do Concurso do Saber
Educação  

A Escola Mágica lançou o Concurso do Saber com o intuito de combater o insucesso e abandono escolares e envolver mais ativamente as famílias no processo de ensino-aprendizagem. O resultado foi melhor do que imaginaríamos! A Escola Mágica teve centenas de participações nos 9 desafios, a contagem dos votos foi feita às 00:00 do dia 2 de janeiro. Foram premiados 4 professores, 8 turmas, 2 grupos de centros de estudos e 1 aluno a título individual.

 Estes primeiros 9 desafios contaram com o apoio dos seguintes parceiros:

Rádio Miúdos, Zoo Santo Inácio, Sea Life Porto, Cutxi Cutxi, Portugal Didáctico (LEGO), Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, Hard Rock Cafe Porto, Hard Rock Cafe Lisboa, Science4You, Fundação de Serralves, SUMA e Transformers.

O desafio “Brigada Barbatanas” contou com 4 participações. A vencedora foi a participação da Professora Carina Neves e a sua turma do 1.º ano, do Centro Escolar Santa Maria Manuela, na Gafanha da Nazaré.

 

Foto de Carina Neves.

 

Consulte aqui todas as participações deste desafio.

 

No desafio Amealhar é para pequenos artistas” a Escola Mágica contou com 7 participações e premiou as 3 com mais “likes”.

A primeira vencedora foi a turma da Professora Célia Moreira da Escola Básica Vale do Côvo, a segunda participação mais votada foi da Mãe Dina Vaz e do seu filho que frequenta a Escola Básica de Sá, em Arcozelo. A terceira vencedora foi a turma do 3.º ano da Professora Helena Pacheco, da Escola Básica de Predouços.

 

Foto de Célia Moreira.

 

Consulte aqui todas as participações deste desafio.

 

O desafio “My AbC…” contou com 2 participações, sendo que a vencedora foi a participação da Professora Diana Brito em representação da Academia Pequenos Curiosos, em Telheiras.

 

Foto de Diana Bioplus.

 

Consulte aqui todas as participações deste desafio.

 

O desafio “Forno Solar” teve 4 participações e a vencedora foi a Professora Inês Fragateiro e o seu grupo de alunos do Centro de Estudos da Secway, em Vila Nova de Gaia.

 

Foto de Inês Fragateiro.

 

Consulte aqui todas as participações deste desafio.

 

No desafio “Hino da turma”, a Escola Mágica contou com um hino muito especial das crianças e jovens que o Movimento Transformers apoia. Para além desta participação em particular, foram apresentados mais 3 hinos. O vencedor foi o hino da turma do 2.º ano, do Professor Pedro de Moura, da Escola Básica das Devesas. Para além de premiarmos esta turma que se destacou com o número de “likes” que obteve, não conseguimos ficar indiferentes à segunda participação mais votada dos alunos Miguel e Letícia que, prepararam uma surpresa à sua turma e à professora. Apesar destes alunos não serem da região de Lisboa, ao falarmos com o nosso parceiro Hard Rock Cafe Lisboa, decidimos fazer magia e levar a turma do 2.º ano e a professora da Escola Básica de Sá, em Arcozelo, à escola do Hard Rock, em Lisboa.

 

 

Consulte aqui todas as participações deste desafio.

 

No desafio “Horta Aromática” contámos 31 hortas muito originais e ricas em ervas aromáticas, premiamos as três participações mais votadas. A horta apresentada pelo CASCI IPSS de Ílhavo foi a mais votada, seguida do Jardim de Infância representado pela Mãe Margarida Ruivaco que partilhou as hortas feitas pelos meninos e pelos pais. Por último, premiamos a participação individual do aluno Miguel com a sua Mãe Dina Vaz que tem um canteiro cheinho de salsa!

 

Foto de Casci Ipss.

 

Consulte aqui todas as participações deste desafio.

 

O último desafio “Receitas da Minha Avó” contou com 5 participações. A participação com mais “likes” foi da Professora Deolinda Porto Sousa que, juntamente com a sua turma mista com os 4 anos de escolaridade nos apresentou uma receita muito original que nos ensina a valorizar a bolota: Pão de farinha de bolota.

 

Foto de Maria Moita.

 

Consulte aqui todas as participações deste desafio.

 

Curioso para saber os nomes dos vencedores dos dois primeiros desafios? Tal como previsto no regulamento, estas participações serão avaliadas pelo júri composto por elementos da Escola Mágica e dos seus parceiros. Anunciaremos os vencedores até dia 20 de janeiro. Esteja atento!

 

Não conseguiu participar nos desafios lançados durante o 1.º Período? Não se preocupe!

Durante o 2.º período, a Escola Mágica continuará a desafiar pais, professores e alunos a apresentarem o que de melhor se faz com os mais novos.

Temos muito para aprender com os vossos filhos e alunos. Participem!

Ler Artigo Completo
Vânia Rodrigues
< Anterior    |    Seguinte >

Copyright © 2024 :: Escola Mágica | Criado por Cyber Digital Business e ENA