Escola Mágica | Blog

O Que Andam os Nossos Filhos a Ver no Youtube?

   26 de janeiro, 2018

Continuará a ser a Internet um inimigo dos pais? Ou uma ferramenta valiosa? Os conteúdos a que os jovens acedem, muitas vezes sem controlo parental, são uma das grandes preocupações dos pais, nos dias de hoje. Sabe o que o seu filho vê no Youtube? Não vai acreditar quando ler o artigo!

O Que Andam os Nossos Filhos a Ver no Youtube?
Família  

Apesar de existirem formas de bloquear o acesso a determinados conteúdos, há sempre forma dos filhos “consumirem” informação que os pais não querem. Os telemóveis e tablets são dois dos hardwares onde raramente os progenitores conseguem controlar a informação a que se acede.

As crianças e jovens têm uma capacidade cognitiva e literacia digital acima de qualquer proteção que o pai ou a mãe queiram impor. Contudo, não têm competências para entender o que é apropriado para ver, estando expostos aos ecrãs podem aceder a TUDO.

As redes sociais já têm determinados filtros que os pais podem usar para bloquear o acesso a informação menos própria, de acordo com a idade dos filhos.

Esteja atento ao uso excessivo do Youtube pois, pode tornar-se um vício e ser “consumido” de uma forma descontrolada. Às vezes, este vício e este consumo podem estar diretamente relacionados com a não integração social entre os pares. Daí a importância do controlo parental, não só nos conteúdos mais vistos e procurados pelos filhos, como também controlo nas suas relações sociais.

 

Os pais têm pois o importante papel de mediadores da utilização dos ecrãs digitais.

 

Este foi o tema debatido esta semana na Rádio Renascença. Se está curioso para saber o que vê o seu filho nas redes sociais oiça aqui Pedro Aniceto, consultor de Tecnologias de Informação, e Rosário Carmona e Costa, psicóloga especializada em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental de Crianças e Adolescentes.

 

Será que sabe o que deve bloquear ao seu filho?

Até que faixa etária deve “vigiar” as pesquisas do seu filho?

Será que o histórico do seu filho pode revelar a sua personalidade?

Ler Artigo Completo
Vânia Rodrigues

Finalmente Foram Divulgados os Vencedores do Desafio Paisagens da Minha Terra. Conheça-os!

   22 de janeiro, 2018

O Desafio “Paisagens da Minha Terra” foi o primeiro dos 30 desafios a ser lançado pela Escola Mágica. Era objetivo deste desafio dar a conhecer o que de melhor cada região tem. A Escola Mágica foi surpreendida com participações bem originais. Destacaram-se duas pela sua riqueza patrimonial, histórica e ambiental.

Finalmente Foram Divulgados os Vencedores do Desafio Paisagens da Minha Terra. Conheça-os!
Educação  

A Escola Mágica decidiu premiar não um, mas dois vencedores para este desafio. Falou com cada um dos vencedores e ficou a conhecer as suas histórias e motivações para participarem nos desafios do Concurso do Saber.

Neste desafio a Escola Mágica e o seu parceiro Rádio Miúdos decidiram premiar um vídeo sobre a história de Portugal e um vídeo que é um apelo para a preservação ambiental.

 

Conheça melhor os dois premiados deste desafio:

 

Professora Emília Lemos, turma do 4.º ano, EB Oliveira do Castelo

 

A turma envolvida neste projeto é uma turma empreendedora que já está acostumada a participar em diversas iniciativas e tem já obtido algumas recompensas do seu dinamismo. A Professora Emília tomou conhecimento deste projeto via e-mail e contacto telefónico e decidiu participar dias antes do primeiro prazo estipulado. Durante o fim de semana, contactou os Pais que foram ao Castelo de Guimarães com os filhos e enviaram diversas fotos. O aúdio foi realizado nas aulas de Português e Estudo do Meio, em contexto sala de aula.

No âmbito da disciplina de Estudo do Meio, este é um conteúdo programático que está a ser lecionado, por isso fez todo o sentido participar e envolver os pais na atividade.

Foi muito gratificante para esta professora e para estes alunos participarem no desafio “Paisagens da Minha Terra” e, pretendem participar em alguns dos próximos desafios que a Escola Mágica vai lançar.



Professora Sónia Pereira, turma do 1.º ano, EB1 do Brejo, Oliveira de Azeméis

 

Para a Professora Sónia, seguidora assidua da Escola Mágica, foi muito fácil envolver os seus alunos neste desafio. A Professora Sónia, que gosta sempre de contextualizar as temáticas a abordar e está a desenvolver um projeto educativo relacionado com os mares, daí a letra que identifica a sua turma ser o M de mar - “Há mar e mar, há ler e contar.”. Assim, foi fácil estabelecer a ligação entre o rio que desagua no mar e que também é património local. Esta professora e os seus alunos apresentaram um vídeo com imagens do Rio Negro que passa a poucos metros da escola e, uma música que sensibiliza para as consequências da poluição.

 

O intuito de premiar estas suas turmas é proporcionar-lhes, para além dos prémios já garantidos, um intercâmbio cultural, onde os alunos de Guimarães irão contar parte da história de Portugal aos alunos de Oliveira de Azeméis que, por sua vez irão dar uma aula sobre preservação ambiental.

 

A Escola Mágica está a multiplicar e difundir o saber local!

 

Relembre aqui todas as participações.

Ler Artigo Completo
Vânia Rodrigues

Está Curioso Para Conhecer o Vencedor do Desafio Brigada Animal? Leia o Artigo.

   19 de janeiro, 2018

A Escola Mágica, em parceria com o Zoo Santo Inácio, em Avintes, desafiou pais, professores e alunos a apresentarem comedouros, bebedouros e ninhos para pássaros, elaborados com bastante criatividade.  Fique a conhecer o aluno que, em nome da turma, participou e vai levar os colegas ao Zoo.

Está Curioso Para Conhecer o Vencedor do Desafio Brigada Animal? Leia o Artigo.
Educação  

O desafio “Brigada Animal” contou com centenas de participações. A Equipa da Escola Mágica ficou extremamente surpreendida com a originalidade dos trabalhos apresentados e, com o facto de dezenas de pais apresentarem projetos que desenvolveram com os filhos.

No desafio “Brigada Animal”, a Escola Mágica e o seu parceiro - Zoo Santo Inácio - premiaram 1 participação. 

Este desafio tinha como objetivo sensibilizar e apelar à preservação ambiental e incentivar à participação em iniciativas para a defesa dos animais.

 

Vencedor: Mãe Vanessa Azevedo, André, 1.º ano, EB São Marçal Esmeriz

 

Foto de Vanessa Azevedo.Foto de Vanessa Azevedo.

 

Em conversa com a Escola Mágica, esta mãe que, teve conhecimento do desafio através do Facebook, sentiou logo vontade em envolver o seu filho André que frequenta a turma do 1.º ano da EB São Marçal Esmeriz, em Vila Nova de Famalicão. A criança ficou muito interessada em participar no projeto que sensibiliza os mais novos para a preservação dos habitats dos animais.

Foi um trabalho muito gratificante para esta mãe que viu o seu filho a sugerir ideias para os comedouros, os bebedouros e os abrigos para os pássaros.

No desenvolvimento da atividade a mãe propôs ao André a reutilização de alguns materiais que tinham em casa bem como, dar um passeio na mata, ao lado de casa, para recolherem o que a natureza lhes podia oferecer e ajudar na construção dos objetos idealizados.

A mãe contou ainda à equipa da Escola Mágica que o filho Miguel foi muito ativo durante todo o processo e que até quis subir às árvores para colocar os objetos nos ramos.

A escola que o André frequenta tem a particularidade de contar com uma Associação de Pais muito ativa e que está sempre disponível para colaborar e participar ativamente no processo de ensino-aprendizagem dos pequenos educandos, quer em atividades curriculares quer nas extracurriculares. Pelo que, também nesta atividade tiveram vontade de colaborar, colocando os comedouros, bebeouros e ninhos para os pássaros numa árvore no recreio da escola.

A participação foi a título individual mas o André, quis premiar a sua turma e, incentivado pela professora, foi de sala em sala apresentar o projeto realizado com a mãe, explicando o processo de construção de cada um dos objetos.

 

E, mais uma vez a Escola Mágica tem a certeza que ao desafiar os pais a participarem ativamente no processo educativo dos seus filhos, estes se envolvem e querem repetir a experiência!

 

Veja aqui as restantes participações no Desafio "Brigada Animal"

Ler Artigo Completo
Vânia Rodrigues

O Desafio “Horta Aromática” Teve 3 Vencedores. Conheça-os!

   18 de janeiro, 2018

No âmbito da sensibilização de crianças e adultos para a proteção, preservação do ambiente e sustentabilidade ambiental, a Escola Mágica lançou o desafio Horta Aromática que contou com a colaboração de dois parceiros sociais: a Fundação de Serralves e a SUMA. Contámos com dezenas de participações. Leia o artigo e fique a conhecer os vencedores e os prémios para os trabalhos mais “votados”.

O Desafio “Horta Aromática” Teve 3 Vencedores. Conheça-os!
Educação  

A Escola Mágica quer chegar cada vez mais perto dos pais, professores e alunos que participam nos seus desafios. Por isso, esteve à conversa com os pais e professores que venceram este desafio, com o objetivo de dar a conhecer as suas histórias e motivações para participarem nos desafios do Concurso do Saber.

Este desafio tinha como objetivo trabalhar a temática a sustentabilidade e a preservação ambiental, sensibilizando crianças e adultos para a importância de uma cidadania ativa e consciente dos seus atos. Dos trabalhos apresentados foram eleitos vencedores aqueles cujas participações obtiveram mais “votos” (likes).

Conheça melhor os três premiados deste desafio:

 

1.º Prémio Turma - Professora Rosa Roldão, CASCI IPSS de Ílhavo

Foto de Casci Ipss.

Para a Educadora Rosa Roldão, envolver as suas crianças neste desafio fazia todo o sentido, uma vez que a escola está inserida no projeto eco-escolas e o projeto educativo do CASCI tem que ver com a sustentabilidade ambiental.

Participaram 25 meninos no desafio que apresentaram em fotografias a sua horta e uma forma de guardar e conservar as ervas aromáticas em frascos muito bem identificados.

É objetivo desta instituição envolver as crianças e os pais em atividades que sensibilizem para a temática da preservação ambiental e de como pode a poluição ser prejudicial para todos.

A participação neste desafio foi assim entendida como uma continuidade das atividades que fazem parte do projeto educativo e que vão sendo aprimoradas de ano para ano com estratégias diferentes, sempre com o intuito de envolver as famílias.




2.º Prémio Turma - Mãe Margarida Ruivaco em representação do JI de Costas em Leiria

Em conversa com a Mãe Margarida Ruivaco, ficamos a saber que esta escola corre o risco de fechar já há alguns anos. Contudo, o envolvimento neste tipo de projetos tem conferido algum reconhecimento às suas crianças, aos pais, que são sempre muito atentos e ativos e à própria escola.

Esta mãe quis mostrar à Escola Mágica e à restante comunidade escolar, como se podem envolver os pais nestas iniciativas e, como podemos fazer hortas verticais até mesmo em nossa casa.

Os alunos deste Jardim de Infância adoram ver os seus trabalhos divulgados e já estão muito habituados a ganhar prémios por isso, envolvê-los em mais uma atividade de preservação ambiental foi muito gratificante.

 

 

Prémio individual - Mãe Dina Vaz, aluno Miguel, EB1 Sá em Arcozelo

Foto de Dina Vaz.

O Miguel ficou muito entusiasmado pelo facto de poder ver o seu trabalho reconhecido e vencer um Kit da SUMA e ficou ainda mais motivado por ter a oportunidade de presentear os seus colegas de turma, se fosse um dos vencedores.

Esta mãe acredita que não existem participações por parte da escola por haver falta de informação. Por isso, ao ver o seu filho com vontade de mostrar o canteiro que cuida durante o fim de semana, com a mãe, entendeu que seria uma mais valia falar com a professora para que toda a turma pudesse participar nos restantes desafios da Escola Mágica.



Consulte aqui as restantes participações.

Ler Artigo Completo
Vânia Rodrigues
< Anterior    |    Seguinte >

Copyright © 2024 :: Escola Mágica | Criado por Cyber Digital Business e ENA