Conheça os 7 Cuidados Para a Segurança do Seu Filho na Praia
Uma ida à praia é sinónimo de diversão para as crianças e de enorme preocupação para os pais. O mar é apenas um dos perigos! Veja aqui como os evitar e manter a segurança.
Para garantir um verão divertido e em segurança, conheça os 7 cuidados que a Escola Mágica sugere:
1. Mantenha o nível da água abaixo do umbigo
Uma das formas de manter o seu filho em segurança é acompanhando-o na água, mantendo o nível da mesma abaixo do umbigo. A sugestão da Escola Mágica é colocar uma piscina, debaixo do guarda-sol.
2. Protetor solar é OBRIGATÓRIO
Antes de mais deve saber que os bebés com menos de 6 meses de idade não devem utilizar protetor solar. Recomenda-se que as idas à praia sejam posteriores a essa idade ou em horários até às 9 da manhã ou após as 18 horas.
Entre os 6 e os 24 meses os bebés devem utilizar protetores solares minerais com fator de proteção acima dos 30. Após os 24 meses as crianças já podem utilizar os mesmos protetores dos pais, desde que o fator se mantenha acima dos 30.
3. Evite as horas de maior calor
Para além do protetor solar é recomendado o uso de um chapéu com abas e uma t-shirt
de algodão. Evite a exposição solar entre as 10 e às 16 horas. Durante esse intervalo de tempo faça outras atividades com o seu filho que não impliquem estar ao ar livre. Aproveite este tempo e, se for caso disso, mantenha as rotinas das sestas.
Leia também Rotinas nas férias? Sim, é possível.
4. Alimentação equilibrada
Ofereça muita água e alimentos saudáveis, nutritivos e frescos como as futas: melância,
maçã, uva, laranja. Evite salgados, doces e as típicas sandes com molhos que alteram o seu pH com o calor.
Leia também Sabia Que os Gelados Podem Ser Saudáveis?
5. Não coloque boias no seu filho, opte por braçadeiras
Sabia que ao utilizar boias na zona do tronco o seu filho corre risco de afogamento? As crianças podem virar com facilidade ficando com a cabeça submersa e, em segundos, ficam sem respirar. Acima de tudo não deixe o seu filho sozinho na água!
6. Identificação
Um segundo de distração é o suficiente para uma criança se afastar dos seus cuidadores, tanto num local público, como na praia. “Todo o cuidado é pouco!” no que diz respeito à segurança do seu filho. Ao chegar à praia pode, por exemplo, identificar um ponto de encontro, no caso deste se perder (um café, o posto dos nadadores-salvadores, um bar de praia, os campos de jogos,...). Recorra também à Pulseira ESTOU AQUI! De um programa de segurança da Polícia de Segurança Pública. Uma pulseira personalizável, pessoal e intransmissível, para crianças dos 2 aos 9 anos de idade.
7. Areia na boca? Não!
As crianças mais pequenas têm tendência para levar tudo à boca. Até mesmo a areia! Mas mantenha-se atento, apesar de escolher uma praia com bandeira azul, o areal pode ter lixos indesejados escondidos, como pontas de cigarro, fezes de animais, vidros, pedaços de plástico... É preferível que brinque na areia mais húmida, que não é tão propícia a este tipo de poluição e microorganismos.
E para si? Quais os maiores cuidados em tempo de férias?