Escola Mágica | Blog

Férias com os Filhos? Não stresse. Conheça 7 Dicas que o Vão Ajudar

   28 de junho, 2017

As férias em família são sinónimo de stress? Agora já não! Descubra o prazer de partilhar férias com os seus filhos. Há tempo para tudo! Relaxe, brinque, ensine e aproveite cada minuto sem o stress do dia-a-dia. Descubra como com estas 7 dicas.

Férias com os Filhos? Não stresse. Conheça 7 Dicas que o Vão Ajudar
Tempos livres  

As férias vão deixar de ser uma dor de cabeça para os pais. Aproveite o tempo em família! Estas 7 dicas garantem férias inesquecíveis com os seus filhos:

1. Água e fruta sempre à mão!

Este kit é sempre indispensável, tanto numa ida à praia, como durante a viagem. Tenha sempre à mão garrafas de água, de preferências mais frescas, e fruta. Evite comidas pesadas que possam condicionar as viagens e as atividades, com mais idas à casa de banho.

2. Tablets e smartphones

O recurso às tecnologias é já inquestionável. No entanto, pode condicionar a sua utilização recorrendo a jogos e aplicações selecionados previamente por si.

3. Períodos de descanso

No planeamento das suas férias, fale com os seus filhos e apresente as atividades pensadas. Inclua períodos de descanso antes ou depois da realização das atividades previstas.

4. Evite o stress pela alteração das rotinas

É expectável que durante o período de férias os miúdos alterem as suas rotinas. Não se preocupe; algum tempo antes de iniciar o ano letivo, volte a incutir as rotinas das refeições, sestas e hora de deitar. As crianças saberão respeitar e “entrarão no ritmo”, novamente. Acima de tudo, seja paciente quando eles ficarem irritadiços ou eufóricos.

 

Leia também: Rotinas nas férias? Sim, é possível!

 

5. Escreva um diário da viagem, em família

Lembra-se da 3.ª dica? Aproveite os períodos de descanso e faça algo em família, que não implique uma atividade exaustiva. Promova hábitos de escrita e de leitura. Os miúdos vão adorar relatar, escrever e partilhar as suas memórias.

6. Aprenda algo novo com o seu filho

Encontre atividades onde se possa inscrever, com o seu filho: passeios a cavalo, aulas de surf, visitas a museus e monumentos.

 

Aprenda surf com o seu filho

7. Defina um ponto de encontro

O primeiro cuidado que deve ter quando chega a um local novo é marcar um ponto de encontro. Dê uma volta pelo novo local, mostre as lojas locais, posto de turismo, esquadra da PSP ou posto da GNR, se for caso disso.

 

Leia também: Conheça os 7 Cuidados Para a Segurança do Seu Filho na Praia

 

Divirta-se! ;)

Ler Artigo Completo
Vânia Rodrigues

Museus e Monumentos Gratuitos? Saiba onde e como!

   27 de junho, 2017

Com a chegada das férias, é preciso planear o dia-a-dia para colmatar os tempos livres das crianças. A partir de 2 de julho, as famílias portuguesas podem conhecer mais Museus e Monumentos, com entradas gratuitas. Descubra quais.

Museus e Monumentos Gratuitos? Saiba onde e como!
Conhecer Portugal  

A Direção Geral do Património cultural lançou uma promoção ideal para as famílias descobrirem a história nacional: entrada gratuita em museus e monumentos todos os domingos e feriados, até às 14 horas.

A Escola Mágica listou todos estes museus e monumentos para que seja mais fácil para si escolher.

 

  • Norte

Museu Nacional Soares dos Reis, Porto

 

  • Centro

Museu Grão Vasco, Viseu

Museu Monográfico de Conímbriga, Condeixa-a-Nova

Museu Nacional Machado de Castro, Coimbra

Convento de Cristo, Tomar

Mosteiro de Alcobaça, Alcobaça

 

  • Sul

Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, Lisboa

Museu de Arte Popular, Lisboa

Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea, Lisboa

Museu Nacional de Arqueologia, Lisboa

Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa

Museu Nacional do Azulejo, Lisboa

Museu Nacional dos Coches, Lisboa

Museu Nacional de Etnologia, Lisboa

Museu Nacional do Teatro, Lisboa

Museu Nacional do Traje, Lisboa

Palácio Nacional da Ajuda, Lisboa

Palácio Nacional de Mafra, Mafra

Mosteiro de Jerónimos, Lisboa

Panteão Nacional, Lisboa

Mosteiro da Batalha, Batalha

Torre de Belém, Lisboa

Museu Calouste Gulbenkian, Lisboa (todos os domingos a partir das 14h)

Museu da Marioneta, Lisboa

MAAT, Lisboa (1.º domingo de cada mês)

Serralves (1.º domingo de cada mês)

Museu Berardo, Lisboa (sábados)

Museu do Oriente, Lisboa (sextas-feiras das 18:00 às 22:00)

 

Qual será a sua primeira escolha?

Ler Artigo Completo
Vânia Rodrigues

6 Dicas Para o Seu Filho Gostar de Ler

   21 de junho, 2017

A leitura torna as crianças mais confiantes e com maior capacidade de compreensão do Mundo. Saiba como incentivar o seu filho a ler.

6 Dicas Para o Seu Filho Gostar de Ler
Educação  

Segundo Paulo Freire (2000, p.5) “leitura boa é a leitura que nos empurra para a vida, nos leva para dentro do mundo, que nos interessa a viver”. Desta forma, forçar as crianças a ler não as ajuda a criar hábitos saudáveis de leitura. É pois necessário estimulá-las e incentivá-las a ler recorrendo a algumas estratégias.

 

Veja 6 dicas para ajudar o seu filho a gostar de ler:

 

1. Dê preferência às escolhas do seu filho

A maior ou menor predisposição das crianças para a leitura é conseguida quando as suas preferências são respeitadas.

2. Facilite o acesso aos livros

Para criar hábitos de leitura é necessário que os livros façam parte do dia a dia das crianças da mesma forma que os brinquedos. Assim, os livros devem estar em locais acessíveis.

3. Leia para o seu filho

Pais leitores incentivam os filhos à leitura. Contar estórias antes de dormir é um momento de partilha e aprendizagem entre pais e filhos. Dramatize os diálogos e coloque questões, estimulando a curiosidade e a criatividade das crianças.

4. Visite o universo do livro

Proporcione momentos de prazer associados à leitura, com o seu filho. Faça visitas a bibliotecas ou livrarias, onde o seu filho possa ler e brincar.

Incite o seu filho a ler!

5. Crie espaços de leitura em casa (e na escola)

Tanto pais como professores devem criar espaços de leitura nos quais as crianças se sintam confortáveis para pegar num livro e ler ou simplesmente folhear e observar as imagens. São espaços assim que transmitem à criança sensações de relaxamento e prazer associadas à leitura.

6. Leia em suportes alternativos

Uma ida às compras pode ser uma boa estratégia para incentivar o seu filho a ler. Os rótulos dos produtos alimentares, as etiquetas das roupas, os talões de compras são todos suportes alternativos de leitura. Assim poderá também fomentar o interesse do seu filho lendo para além dos livros.

 

O seu filho tem hábitos de leitura? Diga-nos que tipo de livros lê ;)

Ler Artigo Completo
Vânia Rodrigues

Conheça os 7 Cuidados Para a Segurança do Seu Filho na Praia

   20 de junho, 2017

Uma ida à praia é sinónimo de diversão para as crianças e de enorme preocupação para os pais. O mar é apenas um dos perigos! Veja aqui como os evitar e manter a segurança.

Conheça os 7  Cuidados Para a Segurança do Seu Filho na Praia
Tempos livres  

Para garantir um verão divertido e em segurança, conheça os 7 cuidados que a Escola Mágica sugere:

1. Mantenha o nível da água abaixo do umbigo

Uma das formas de manter o seu filho em segurança é acompanhando-o na água, mantendo o nível da mesma abaixo do umbigo. A sugestão da Escola Mágica é colocar uma piscina, debaixo do guarda-sol.

2. Protetor solar é OBRIGATÓRIO

Antes de mais deve saber que os bebés com menos de 6 meses de idade não devem utilizar protetor solar. Recomenda-se que as idas à praia sejam posteriores a essa idade ou em horários até às 9 da manhã ou após as 18 horas.

Entre os 6 e os 24 meses os bebés devem utilizar protetores solares minerais com fator de proteção acima dos 30.  Após os 24 meses as crianças já podem utilizar os mesmos protetores dos pais, desde que o fator se mantenha acima dos 30.

3. Evite as horas de maior calor

Para além do protetor solar é recomendado o uso de um chapéu com abas e uma t-shirt

de algodão. Evite a exposição solar entre as 10 e às 16 horas. Durante esse intervalo de tempo faça outras atividades com o seu filho que não impliquem estar ao ar livre. Aproveite este tempo e, se for caso disso, mantenha as rotinas das sestas.

Leia também Rotinas nas férias? Sim, é possível.

4. Alimentação equilibrada

Ofereça muita água e alimentos saudáveis, nutritivos e frescos como as futas: melância,

maçã, uva, laranja. Evite salgados, doces e as típicas sandes com molhos que alteram o seu pH com o calor.

Leia também Sabia Que os Gelados Podem Ser Saudáveis?

5. Não coloque boias no seu filho, opte por braçadeiras

Sabia que ao utilizar boias na zona do tronco o seu filho corre risco de afogamento? As crianças podem virar com facilidade ficando com a cabeça submersa e, em segundos, ficam sem respirar. Acima de tudo não deixe o seu filho sozinho na água!

 

Use braçadeiras!

 

6. Identificação

Um segundo de distração é o suficiente para uma criança se afastar dos seus cuidadores, tanto num local público, como na praia. “Todo o cuidado é pouco!” no que diz respeito à segurança do seu filho. Ao chegar à praia pode, por exemplo, identificar um ponto de encontro, no caso deste se perder (um café, o posto dos nadadores-salvadores, um bar de praia, os campos de jogos,...). Recorra também à Pulseira ESTOU AQUI! De um programa de segurança da Polícia de Segurança Pública. Uma pulseira personalizável, pessoal e intransmissível, para crianças dos 2 aos 9 anos de idade.

7. Areia na boca? Não!

As crianças mais pequenas têm tendência para levar tudo à boca. Até mesmo a areia! Mas mantenha-se atento, apesar de escolher uma praia com bandeira azul, o areal pode ter lixos indesejados escondidos, como pontas de cigarro, fezes de animais, vidros, pedaços de plástico... É preferível que brinque na areia mais húmida, que não é tão propícia a este tipo de poluição e microorganismos.

 

E para si? Quais os maiores cuidados em tempo de férias?

Ler Artigo Completo
Vânia Rodrigues
< Anterior    |    Seguinte >

Copyright © 2024 :: Escola Mágica | Criado por Cyber Digital Business e ENA